8º Ano B

GABARITO PET 7 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 4

 

QUESTÃO 1:

 

a)      Contar as histórias dos fãs.

b)      Que escrevessem um verso da música.

c)      Instagram.

 

QUESTÃO 2:

 

a)      The Borders

b)      The schools

c)      Game

d)      My social distance

e)      And love your family

f)       You can

 

QUESTÃO 3:

 

( C )

( A )

( B )

( D )

 

 

              QUESTÃO 4:

               Resposta pessoal.

 

              

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 07

SEMANA 01


 

 

ATIVIDADE 1

Por quase todo o século XIX, o Brasil utilizou mão-de-obra escrava africana para produzir as riquezas exportadas para a Europa. Entretanto, a prática escravocrata já havia sido abolida em quase todo o mundo fazendo com que europeus pressionassem o governo brasileiro a encerrar a escravidão no país. Baseando-se na premissa racista de superioridade racial do branco europeu sobre a população negra, a elite brasileira passou a financiar a chegada de imigrantes da Europa para trabalhar nas lavouras, substituindo a mão-de-obra escrava, alegando que eram mais capacitados ao trabalho. Além disso, organizando comunidades europeias em solo brasileiro, contribuiriam para o processo de clareamento da sociedade brasileira, considerada mestiça demais aos olhos racistas daqueles que comandavam a política e a economia do Brasil.

 

 

ATIVIDADE 2

Este sistema era fundamentalmente produtivo ao fazendeiro, uma vez que o dono das terras reserva para si as melhores terras, onde seus escravos iriam trabalhar e deixavam os imigrantes com áreas menos produtivas. Além disso, os europeus trabalhariam na produção de café e o fazendeiro ficaria com 50% do que produzido mais 6% como taxa de juros por ter financiado a viagem.

 

 

ATIVIDADE 3 – RESPOSTA PESSOAL

Orientação: Todos têm do direito de manter seus costumes e preservar suas raízes. No Brasil temos comunidades de imigrantes de diversas nacionalidades espalhadas por várias partes do território nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 07

SEMANA 02

 

 

ATIVIDADE 1  

O objetivo dos EUA ao decretar a Doutrina Monroe era se auto proclamar legítimo defensor dos povos americanos contra a imposição europeia. Sob o lema “A América para os Americanos”, buscaram exercer seus domínios sobre os demais povos do continente, agindo de acordo com seus interesses imperialistas. A Doutrina tinha como princípios básicos: a não recolonização do continente americano; a não intervenção dos países europeus na América; e a não intervenção dos Estados Unidos nos assuntos da Europa.

 

 

ATIVIDADE 2

As populações indígenas foram combatidas, empurradas para fora de suas terras e massacradas durante o processo de ocupação territorial. Milhões de índios foram exterminados, sendo uma das maiores vítimas da Marcha para o Oeste.

 

 

ATIVIDADE 3

O Sul queria manter a escravidão nas novas terras enquanto o Norte queria expandir seu estilo industrial assalariado. Os interesses em levar seus diferentes modelos de sociedade para as novas terras do Oeste, fizeram norte e sul entrarem em uma guerra civil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 07

SEMANA 03

 

 

ATIVIDADE 1  

A) A vitória dos Estados da União na Guerra Civil Americana consolidou o caráter industrial-tecnológico da sociedade estadunidense. Surgiu uma forte burguesia industrial financiadora de inúmeras fábricas produtoras de carvão e aço, fazendo com que ao final do século XIX, o EUA figurasse como o maior produtor mundial do produto. Os estados do Sul, essencialmente agrários e pastoris foram revolucionários em técnicas de mecanização, aumentando substancialmente a produtividade das culturas.

B) A conquista do oeste americano representou o genocídio de vários povos nativos da região.

C) Para facilitar o acesso e transportes entre as Costas Leste e Oeste, uma grande malha ferroviária foi construída, cortando quase todo o território estadunidense, transportando pessoas, carvão e produtos agrícolas, dentre outras demandas.

D) RESPOSTA PESSOAL / Orientação: as oportunidades destinadas aos estrangeiros na sociedade norte-americana representavam as tarefas braçais mais árduas, com baixos salários que a população local preferia não exercer. Estes fatores, associado ao preconceito xenofóbico e religioso da sociedade americana, em sua maioria protestante e que não aceitavam de bom grado os imigrantes católicos fizeram aumentar de forma significativa a desigualdade social no EUA que saltava de uma revolucionária sociedade agrícola para um dos maiores centros urbanos do século XIX.

 

ATIVIDADE 2

RESPOSTA PESSOAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 07

SEMANA 04

 

ATIVIDADE 1

A sociedade estadunidense acreditava que era sua missão divina dominar, intervir e impor sua cultura aos demais povos americanos, considerados por eles como bárbaros e inferiores. Para exemplificar este pensamento preconceituoso, vários americanos acreditavam na premissa que países como México e demais povos americanos

deveriam ser dominados pela “raça superior” norte-americana.

 

ATIVIDADE 2

Emenda Platt foi um dispositivo legal inserido na Constituição Cubana que vigorou até a Revolução Socialista Cubana nos anos 60 do século XX. Esta emenda determinava a cessão de territórios cubanos aos EUA para a instalação da base militar de Guantánamo, sob tutela americana até os dias de hoje, além de dar direito aos estadunidenses de invadir a ilha para defender seus interesses políticos e econômicos.

 

ATIVIDADE 3

A Política do Big Stick determinava que os latinos deveriam cumprir suas obrigações financeiras com as empresas estadunidenses instaladas em seus países, caso descumprissem tais determinações, os EUA poderiam aplicar pesadas sanções ás nações dominadas, podendo até sofrerem invasões militares.

 


GABARITO – PET 7 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – SEMANA 1 – 8° ANO:

 

1) “A energia não é criada e nem destruída, é sempre transformada de um tipo a outro, ou outros.” Quer dizer que a quantidade de energia que existia antes da sua transformação é a mesma quantidade que existe depois.

 

2) Os aparelhos celulares funcionam horas seguidas. Esses aparelhos consomem energia elétrica para produzir, principalmente, luz e som. Mas também produzem calor.



 

3) Uma montanha-russa situada no topo  de uma colina diz ter energia potencial. Essa energia potencial é gravitacional, que é adquirida quando a montanha-russa subiu a colina. Uma vez que a montanha-russa começa a descer a colina, a força da gravidade é exercida e a energia potencial é transformada na energia cinética do carro movendo-se. Durante as transformações de energia, a energia potencial é muitas vezes transformada em energia cinética e de volta à energia potencial.

                                                                                                                                

4) Quando algum organismo consome comida, o seu corpo utiliza a energia química presente nas ligações químicas que formam esse alimento e a transforma em energia mecânica, elétrica ou térmica.

Metabolismo é esse conjunto de transformações, num organismo vivo, pelas quais passam as substâncias que o constituem: reações de síntese (anabolismo) e reações de desassimilação (catabolismo) que liberam energia.

O metabolismo é o conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo para controlar os recursos materiais e energéticos, de forma a suprir suas necessidades estruturais e energéticas.



 


GABARITO PET 7 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 3

 

QUESTÃO 1:

a)      Sim.

b)      Lady Night, de Tatá Werneck; Conversa com Bial , de Pedro Bial; Danilo Gentili, com o The Noite.

 

 

QUESTÃO 2:

Leitura.

 

 

QUESTÃO 3:

( T )

( F )

( T )

( F )

( T )

 

 

QUESTÃO 4:

              Resposta pessoal.

 

GABARITO PET 7 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 2

 

QUESTÃO 1:

Leitura do texto.

 

QUESTÃO 2:

a)      No 1º dia de aula de Ruby, uma grande multidão de brancos furiosos se reuniu do lado de fora da “Frantz Elementary School”.

 

b)      Diziam que não queriam crianças negras em uma escola de brancos.

 

c)      O presidente dos Estados Unidos ordenou que os agentes federais entrassem com Ruby no prédio da escola.

 

d)      Os agentes federais.

 

e)      Eles protegiam Ruby contra a multidão.

 

f)       Furiosos.

 

 

QUESTÃO 3:

Somente leitura.

 

 

 

QUESTÃO 4:

a)      ( X ) True.

 

b)      In my opinion Ruby Bridges is more confidente than a large crow.

 

c)      I think that Ruby Bridges is calmer than a large crowd.

 

d)      I totally agree that Ruby Bridges is the most famous icon in the Education System in The United States.

 

 

 

QUESTÃO 5:

       I think that mathematics is easier than Portuguese.

       I believe that Portuguese is easier than mathematics.

       In my opinion mathematics is easier than Portuguese.

 

 

       I think that English is more interesting than History.

       I believe that History is more interesting than English.

       In my opinion English is more interesting than History.

 

            

      I think that pizza is more delicious than lasagna.

       I believe that lasagna is more delicious than pizza.

       In my opinion pizza is more delicious than lasagna.

 

 

 

       I think that soccer is faster than swimming.

       I believe that swimming is faster than soccer.

       In my opinion soccer is faster than swimming.

 



GABARITO PET 7 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 1

 

QUESTÃO 1:

Respostas pessoais.

 

QUESTÃO 2:

a)      A história de Ruby Bridges.

b)      Na escola.

c)      ( X ) Biography.

 

QUESTÃO 3:

 

Details

Ruby

Me

Name

Ruby Bridges

 

Birthdate

September 8th,1954

 

Parent’s name

Lucille and Abon Bridges

 

School’s name

William Frantz Elementary School

 

Nationality

American

 

Hobby

Gardening

 

Favorite food

Banana Pudding

 

Dream for the future

Equal treatment for all people

 

 

 

QUESTÃO 4:

           Respostas pessoais.           

 


GABARITO – PET 6 -  SEMANA 4 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – 8° ANO:

 

1) A lâmpada incandescente aquece devido a energia térmica sempre gerada, mesmo que em pequena quantidade, devido a presença do resistor como parte dos seus componentes. Qualquer resistor sofre aquecimento quando é percorrido pela corrente elétrica.

A lâmpada incandescente transforma a energia elétrica em energia térmica e luminosa.

 

2) Durante a passagem dos elétrons que formam a corrente elétrica, esses começam a colidir com os átomos do resistor, o que provoca o aumento da vibração dos mesmos. Quanto mais esses átomos vibram, mais calor produzem e, logo, mais a temperatura do resistor aumenta. Esse fenômeno é chamado de Efeito Joule.

 

3) O chuveiro é um aparelho que converte toda energia elétrica recebida, apenas em energia térmica. É um aparelho denominado resistivo porque seu aquecimento é desejável.

O funcionamento desse aparelho ocorre de forma bem simples. O chuveiro é composto de dois resistores, que é um fio espiralado feito de metais que possibilitam um aquecimento rápido e prático, um de alta potência e outro de baixa potência de aquecimento, e um diafragma de borracha. Os resistores são fixados no interior do chuveiro. Para selecionar o tipo de banho que se deseja tomar, existe na sua parte exterior uma chave seletora que é capaz de mudar o tipo de resistência, aumentando ou diminuindo a potência do chuveiro e, consequentemente, a temperatura do banho.

A água, ao circular pelo chuveiro pressiona o diafragma de borracha, este por sua vez, aproxima os contatos da resistência aos contatos energizados, situados no cabeçote do aparelho. Assim, a água ao passar pelos terminais do resistor quente se aquece, tornando o banho bem quente e agradável.

 

4) Aparelhos receptores são aqueles que transformam energia elétrica em outra forma, que não seja apenas em energia térmica. Exemplos: furadeira, batedeira, máquina de lavar roupa, ventilador... Possuem em seu interior, um motor elétrico que converte a energia elétrica em energia mecânica (movimento). Seu aquecimento pode ser indesejável porque pode danificar seus componentes.

Quando o aquecimento é desejável e o aparelho converte toda energia elétrica recebida apenas em energia térmica, ele é denominado resistivo / resistor. Caso de aparelhos como chuveiro, forno elétrico, ferro de passar roupa, secador de cabelo...

 


ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 06

SEMANA 01


 

 

ATIVIDADE 1

Partido Conservador: os antigos Regressistas apoiados pelas lideranças das províncias nordestinas, altos funcionários do governo, comerciantes e grandes proprietários de terra.

Partido Liberal: lideranças do Centro-sul e membros da sociedade urbana.

 

 

ATIVIDADE 2

Os membros do Partido Liberal haviam sido os responsáveis pelo Golpe da Maioridade por esse motivo tinham maior proximidade com o Imperador e foram favorecidos nos primeiros anos do Segundo Reinado.

 

 

ATIVIDADE 3

 

Parlamentarismo Inglês

Parlamentarismo no Brasil Império

(conhecido como Parlamentarismo às avessas)

O povo compõe o Parlamento através de eleições e o Parlamente elege o Primeiro Ministro.

O Imperador escolhe o Primeiro Ministro e o povo compõe o Parlamento através de eleições.

Eleição à Parlamento à Primeiro Ministro

Imperador à Primeiro Ministro

Eleição à Parlamento

O Parlamento escolhe o primeiro ministro.

O imperador é escolhia o primeiro ministro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 06

SEMANA 02

 

ATIVIDADE 1  

A) Dois grupos políticos disputavam o poder no Uruguai, os Colorados e os Blancos. O Império brasileiro era apoiador dos primeiros e decidiu invadir o país para garantir a vitória dos Colorados.

B) A Bacia do Prata é formada pelas águas dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e no século XIX representava a única comunicação da província do Mato Grosso com a capital do Império Brasileiro, o Rio de Janeiro. Representava também a única forma de escoamento da produção paraguaia, uma vez que este país não tinha saídas para o mar, fazendo-os dependentes das águas destes rios para sobreviver economicamente.

C) Tríplice Aliança foi a unificação das tropas do Brasil e da Argentina juntamente com os Colorados uruguaios, visando derrotar os Blancos e as tropas de Solano Lopez do Paraguai a partir de 1865.

D) O conflito gerou grande destruição da infraestrutura e da economia do Paraguai. Como perdas de guerra, tiveram que ceder parte de seus territórios à Argentina e ao Brasil, enfraquecendo ainda mais suas tentativas de recuperação. A população teve um grande número de baixas, estima-se que ao menos 150 mil paraguaios tenham perdido a vida no conflito, equivalente a um quinto da população na época. Até os dias atuais, a sociedade paraguaia busca se recuperar deste violento conflito.

E) Para o Brasil, a guerra representou uma profunda crise econômica, uma vez que o Império Brasileiro custeava quase todas as despesas da Tríplice Aliança, resultando em gastos que estouraram o orçamento brasileiro.

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 06

SEMANA 03

 

ATIVIDADE 1  

A) Dois outros produtos além do café foram importantes para a exportação durante o Segundo Reinado: o algodão produzido no Maranhão e em Pernambuco supriu a necessidade do mercado internacional  e a produção de látex (matéria-prima da borracha) na região amazônica também foi expressiva na exportação a partir de 1870, levando um grande contingente de trabalhadores nordestinos a migrar para aquela região.

B) O Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio de Janeiro, favorecia a produção de café pela abundância de terras, clima favorável e mão-de-obra escrava farta.

C) A região do Oeste Paulista tinha terras férteis e novos investimentos técnicos que eram atrativos para os cafeicultores já que aumentavam a qualidade e a produtividade do café.

D) A falta de investimento técnico-científico no sistema produtivo do Vale do Paraíba causou o enfraquecimento do solo na região, diminuindo a qualidade do produto e levando a produção a um processo de declínio e decadência.

E) A alta demanda do algodão brasileiro se deu em função da queda produtiva americana no período da Guerra de Secessão naquele país entre 1861 e 1865.

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 06

SEMANA 04

 

ATIVIDADE 1

 

A teoria mais aceita sobre o motivo da Inglaterra em acabar com a escravidão no Atlântico, sobretudo Brasil, era o interesse econômico em aumentar seu mercado consumidor, uma vez que sua crescente produção industrial necessitava de mais compradores. O fim da escravidão no Brasil iria favorecer a contratação de assalariados, possíveis consumidores dos produtos ingleses.

 

ATIVIDADE 2

 

·      1850  à Lei Eusébio de Queiroz: determina o fim do tráfico negreiro internacional para o Brasil.

·      1871 à  Lei do Ventre-Livre: declara que filhos de mulheres escravizadas que nascessem a partir desta data eram considerados livres.

·      1885 à Lei dos Sexagenários: liberta qualquer escravizado que completasse a idade de 60 anos, ficando este a trabalhar mais três anos para o fazendeiro como indenização.

·      1888 à Lei Áurea: determina o fim da escravidão no Brasil.

 

ATIVIDADE 3

 

A Lei Áurea foi um grande alento aos humanos escravizados, uma vez que concedia-lhes o direito inalienável de serem livres, mas não resolveu o grave problema do preconceito racial da elite branca dominante, determinando para os recém libertos serviços considerados vexatórios e precárias moradias em cortiços, onde era comum a proliferação de doenças. A abolição não resolveu o problema do preconceito.





GABARITO PET 6 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 4

 

QUESTÃO 1:

( 4 )

( 1 )

( 2 )

( 3 )

 

QUESTÃO 2:

USP’S Faculty of Medicine

These are Easter Sabino, diretor of USP’s Institute of Tropical Medicine (ITM), and Jaqueline Goes de Jesus, postdoctoral fellow at USP’s Faculty of Medicine

The two Brazilian Scientists

The two Brazilian scientists won the News for a very importante job in combating the new Coronavirus: sequencing the vírus genome in record time. While sequencing in other countries takes na average of 15 days, a Brazilian team led by them carried out the entire process in 48 hours.

48 hours

While sequencing in other countries takes na average of 15 days, a Brazilian team led by them carried out the entire process in 48 hours.

Evolution and record mutations

With the rapid Discovery of the virus’s hereditary information that is encoded in its DNA, it becomes easier to track its evolution and record mutations, weaknesses and strengths of the coronavirus.

 

 

QUESTÃO 3:

Resposta pessoal.

            

             

 

 


GABARITO – PET 6 -  SEMANA 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – 8° ANO:

 

1) O curto-circuito é um fenômeno que ocorre quando há passagem de corrente elétrica acima do normal pela fiação e as resistências não são capazes de conter a energia. Esse excesso é convertido em calor podendo derreter o fio e danificar o circuito. Isso faz com que os aparelhos que estejam conectados a esse, parem de funcionar instantaneamente. Para reduzir a chance disso acontecer  e proteger o circuito interno da casa assim como os equipamentos ligados a ela, junto a instalação da malha elétrica podem ser instalados dois tipos de dispositivos: os fusíveis e os disjuntores. A função deles é, ao detectarem um aumento na corrente elétrica, interrompem o fluxo de energia evitando que algum problema venha a ocorrer.

 

2) A semelhança dos fusíveis e disjuntores é que apresentam a mesma função: ao detectarem um aumento na corrente elétrica, interrompem o fluxo de energia evitando que algum problema venha a ocorrer. A diferença entre esses dois dispositivos é que o disjuntor desarma com a sobrecarga, podendo ser ligado manualmente em seguida. Já o fusível é queimado e deve ser substituído por um novo.

 

3) As ligações elétricas da cozinha devem ser no circuito em paralelo. Porque se uma lâmpada queimar ou for retirada, isso não afetará o funcionamento dos demais aparelhos que continuarão funcionando normalmente.

 

4) No circuito elétrico ligado em paralelo, dois ou mais componentes estão ligados paralelamente entre dois pontos em comum, como as extremidades de uma pilha (o gerador). Nesse caso, a corrente que passa por um de seus componentes poderá variar. Essa variação da corrente depende da resistência do componente ligado ao circuito. Se um dos componentes for afetado, por um curto-circuito, por exemplo, o outro continuará funcionando normalmente.

 



__________


GABARITO – PET 6 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – SEMANA 2 – 8° ANO

 

1) 




 

2) Os fios são influenciados por dois fatores: comprimento (maior comprimento maior é a sua resistência elétrica) e diâmetro ( quanto maior o diâmetro, menor é sua resistência elétrica). Então, para um sistema com baixa resistência, os fios devem ter áreas de secção transversal maiores, ou seja, devem ser mais grossos (com maior diâmetro).

 

3)  O dínamo é constituído por um imã fixo em um eixo móvel, ao redor deste eixo existe uma bobina (fio condutor enrolado, constituindo um conjunto de espiras). Não existe contato físico entre o imã e a bobina. No caso do dínamo de bicicleta, o movimento de rotação da roda, ou da correia, é transferido para o eixo do dínamo. É um gerador de eletricidade, um aparelho que transforma energia mecânica em energia elétrica.

 

4) Para que a lâmpada acenda, é necessário que o conjunto feche um circuito elétrico. A pilha é o elemento de circuito que fornece a corrente  e para isso acontecer, é necessário que os terminais positivo e negativo estejam ligados pelo conjunto fio-lâmpada.  No caso da lâmpada, para que ela acenda, é preciso que a corrente passe por dentro, onde ocorre o processo de geração de luz. Para que isso ocorra precisamos que a corrente passe pelos terminais elétricos da lâmpada (base e a rosca lateral). Por último temos o fio, que serve como caminho para a corrente. Utilizaremos o fio para guiar a acorrente da pia até a lâmpada e da lâmpada até a pilha de novo. Respeitando tudo o que foi dito. As alternativas: 1,3 e 7 mostram montagens que respeitam os itens falados.

 

5) A resistência elétrica é a capacidade que um material tem em se opor à passagem da corrente elétrica oferecendo uma dificuldade a isso. Assim, quanto maior for a resistência elétrica, maior será a dificuldade que a corrente elétrica encontrará para percorrer o condutor. Mesmo os metais que são bons condutores elétricos, oferecem resistência à passagem da corrente. A resistência elétrica depende de três fatores: do seu comprimento, diâmetro e material que é feito.

 

   


___________________


GABARITO – PET 6 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – SEMANA 1 – 8° ANO

 

1) A) O átomo ao lado encontra-se eletricamente neutro.

 

2) C) Concentra quase que inteiramente toda a massa do átomo.

 

3) Se o corpo perde elétrons, a quantidade de carga negativa do corpo se torna menor do que a de carga positiva. Também podemos dizer que nesse caso, o corpo está carregado positivamente.

Resumindo: se o corpo perde elétrons, assim ele ficará carregado positivamente.

 

4) F,V, F, F.

 

5) Os metais são bons condutores elétricos porque são materiais que permitem o movimento dos elétrons com grande facilidade. Isso se deve a fraqueza entre a atração do núcleo para com os elétrons da eletrosfera. Dois bons exemplos de condutores são o ferro e o cobre.

 

  


______


GABARITO – PET 5 - SEMANA 4 – 8° ANO – CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

1) Incarbonização é o processo de formação do carvão, por exemplo.

 

2) a) Porque são originados de gases e restos orgânicos acumulados em camadas profundas da crosta terrestre ao longo de dezenas de milhares de anos, ou seja, levaram milhares de anos para serem formados assim como os fósseis.

b) A formação do petróleo acontece por sedimentação da matéria orgânica, animais e vegetais, depositada no fundo dos mares e oceanos durante milhões de anos.

 

3) a) Existe um grande debate se a energia nuclear pode ser considerada limpa. Afinal, além da poluição associada à mineração do urânio, há o problema ainda insolúvel dos rejeitos radioativos por milhares de anos. Sem falar no risco de acidentes, como lembrou a tragédia em Fukushima, no Japão.

Mesmo assim, as usinas nucleares não emitem gases de efeito estufa diretamente. São uma forma de gerar eletricidade sem aumentar as emissões responsáveis pelas mudanças climáticas. Países da Europa, os Estados Unidos e outros contam com a fissão nuclear para abastecer a rede elétrica nos níveis atuais de emissões.

 

b) Vantagens: - Não utilização de combustíveis fósseis, o que evita o lançamento dos gases responsáveis pelo aquecimento global;

- Uso de áreas relativamente pequenas para implantação de usinas;

- Produção elevada de energia.

 

Desvantagens: - Produção de armamento atômico;

- Problema de descarte do lixo nuclear (resíduos gerados no processo de produção de energia);

- Riscos de acidentes nucleares, como no caso de Chernobyl e Fukushima;

- Se não fiscalizado, a contaminação do meio ambiente que provoca danos irreversíveis à saúde.

 

C) RESPOSTA PESSOAL.

 

 

 

 


_______


GABARITO – PET 5 - SEMANA 3 – 8° ANO – CIÊNCIAS DA NATUREZA

1) ENERGIAS RENOVÁVEIS são oriundas de uma fonte de energia que se renova de forma cíclica espontaneamente ou por meio da intervenção humana. São também consideradas energias limpas porque não liberam, durante sua produção ou consumo, poluentes ou resíduos. Resumindo: são fontes de energia que não se esgotam. Exemplos: Energia solar  (luz solar), Energia eólica (ventos), energia hidrelétrica (água), energia de biomassa (matéria orgânica), energia geotérmica (calor do interior  do planeta), energia maremotriz (água do mar / força das ondas).

 

2) O funcionamento de uma usina geotérmica ocorre geralmente da seguinte forma:

Muitas usinas desse tipo injetam água no subsolo por meio de dutos. Essa água vai absorvendo o calor das rochas aumentando sua temperatura e pressão. Ao evaporar, é conduzida até as turbinas, que se movimentam e acionam o gerador de eletricidade. Após sair das turbinas, o vapor é transportado para áreas em que condensa reiniciando o processo.

 

3) A BIOMASSA corresponde a toda matéria orgânica não fóssil. Pode ser obtida através do aproveitamento de plantas e animais em decomposição, resíduos agrícolas  (principalmente o bagaço da cana-de-açúcar, a casca de arroz ou de coco), restos de alimento e do lixo.

 

4) a) Está esquematizado uma usina hidrelétrica que produz energia proveniente da água. No esquema se identifica o reservatório de água.

b) Vantagens: - Forma eficiente de geração de eletricidade;

- Produção mais barata de energia em relação aos custos da produção de eletricidade via energia nuclear, por exemplo.

Desvantagens: -Impactos ambientais;

- As mudanças climáticas e no regime de chuvas.

 

5) a) Sim. É uma fonte inesgotável e muito potente proveniente da radiação (luz e calor) do Sol.

b) Desvantagens: -Produção variável de acordo com as condições atmosféricas;

- Não produz energia durante a noite;

- O armazenamento é pouco eficiente se comparado a outros tipos de energia, como a hidrelétrica;

-Custo elevado de implantação;

- Depende de luz solar no local.

c) Importância da luz solar:

A luz solar é fundamental, ainda, para que as plantas possam realizar a fotossíntese, processo através do qual os vegetais transformam gás carbônico em glicose (que é absorvida por eles) e em oxigênio (liberado para a atmosfera).

- A glicose produzida nos vegetais irá transmitir energia a toda a cadeia alimentar que vem adiante, nas várias espécies de animais que se alimentarão das plantas, nos animais que se alimentarão desses animais, etc. Novamente, nós seres humanos acabamos sendo beneficiados pela luz solar – já que também nos alimentamos destas plantas e/ou animais e retiramos deles a nossa energia.

- O calor do sol (que resulta de partes da luz solar que não são visíveis aos nossos olhos) tem, também, a função de acelerar a quebra das moléculas de proteínas e, em alguns casos, regula diretamente a temperatura corporal de animais como peixes, anfíbios e répteis.

- De volta aos seres humanos, a parte visível da luz solar tem a função de regular o nosso ritmo biológico e todas as suas atividades, como a liberação de hormônios durante nossas atividades diárias e durante o sono.

- É também com a ajuda da luz solar que desenvolvemos a nossa capacidade natural de visão.

 

 

 

 



____


GABARITO – PET 5 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – 8° ANO -  Semana 2:

 

1) O AQUECIMENTO GLOBAL é o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas. Formas de degradação ao meio natural como poluição, queimadas e desmatamento estariam na lista dos principais elementos causadores deste problema climático. 

 

2) Outras consequências: intensificação dos eventos climáticos (tempestades e furacões), elevação do nível dos mares e oceanos, derretimento das calotas polares, alterações no regime de chuvas, aumento dos períodos de seca, extinção de espécies animais e vegetais, agravamento de problemas de saúde cardíacos e respiratórios, facilitação da disseminação de doenças.

 

3) – Não poluir;

- Promover a reciclagem e a reutilização de materiais;

- Não desmatar;

- Não provocar queimadas;

- Uso racional da água;

- Arborização de centros urbanos;

- Decretos e leis municipais / estaduais que preservem o meio ambiente (os recursos hídricos e a vegetação).

 

4) O principal objetivo das conferências ambientais é reunir representantes de várias nações para avaliar as pesquisas e relatórios de órgãos como o IPCC e propor ações que reduzam os impactos ambientais e reprimam a elevação das temperaturas.

 



_______


GABARITO – PET 5 – CIÊNCIAS DA NATUREZA – 8° ANO -  Semana 1:

1)a)  CLIMATOLOGIA é o estudo do clima e como ele muda com o tempo. Essa ciência ajuda as pessoas a entender melhor as condições atmosféricas que causam padrões climáticos e mudanças de temperatura ao longo do tempo. Já a METEOROLOGIA é uma ciência que estuda os fenômenos físicos da atmosfera cuja análise permite a previsão do tempo.

 

b) – Céu parcialmente nublado a nublado.

- Possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

- Temperaturas com mínimas de 14°C e com máxima de 25°C.

- A umidade relativa do ar fica alta pela manhã  (90%) e baixa no decorrer da tarde (40%).

- As temperaturas devem cair na madrugada. 

 

2) a) A importância da previsão do tempo em determinada região ou dia especifico auxilia tanto em diversas situações do cotidiano das pessoas, quanto nas atividades econômicas como agricultura, pecuária, turismo, lazer, comunicação, aviação e navegação. Por esses fatores, a previsão do tempo tem espaço nos meios de comunicação.

 

b) Sim. As condições atmosféricas mudam de acordo com que os fenômenos meteorológicos ocorrem.

 

3) São elementos ambientais necessários para analisar e poder prever as condições atmosféricas de uma determinada região: temperatura diária, pressão atmosférica, umidade do ar, direção e intensidade dos ventos...

 

4) Alguns aparelhos necessários para analisar as condições atmosféricas e suas respectivas funções são: termômetro ( mede as temperaturas); anemômetro ( mede a velocidade do vento); pluviômetro (mede a quantidade de chuvas); higrômetro (mede a variação da umidade relativa do ar); barômetro (mede a pressão atmosférica)...

 

5) C) A previsão do tempo auxilia em atividades agrícolas como para o planejamento de plantio ou para a colheita de uma lavoura.

 

 


________


GABARITO – CIÊNCIAS – PET 4 -  SEMANA 4 – 8° ANO

 

1)  CLIMA é o conjunto de características atmosféricas como temperatura, umidade, chuvas e ventos de uma dada região medidas em um longo período de tempo. Normalmente, em anos. Já o TEMPO atmosférico é um estado da atmosfera analisado em um certo período de tempo relativamente curto que pode variar de horas a semanas.

 

2) São variáveis que definem o clima de uma determinada região: correntes oceânicas, massas de ar, latitude, altitude, vegetação...

 

3) A frente de ar é o encontro entre duas massas de ar. Essa fonte de ar pode ocasionar o surgimento de chuvas, queda de temperatura dependendo das condições atmosféricas.

 

4) A ausência de vegetação caracteriza climas mais secos e sem umidade, com regime pluviométrico mais baixo.

A vegetação contribui para a umidade do clima por meio da evapotranspiração (perda de água da planta por transpiração) e por ajudar a absorver o calor oriundo da radiação solar, suavizando o aquecimento. Por isso que é importante se preservar a cobertura vegetal das matas, florestas, Cerrado e Caatinga.

 

5) Porque quanto mais próximo da linha do Equador, maior é a incidência dos raios solares, logo, maiores são as temperaturas ao longo do ano. Por outro lado, quanto mais próximo dos polos, menor é a incidência dos raios, portanto, mais baixas são as temperaturas.   


_________________



GABARITO PET 6 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 3

 

QUESTÃO 1:

Notícia.

QUESTÃO 2:

a)      False. Brazil to produce 100 mi doses of vaccine against COVID.

b)      False. The drug is being developed by the Company in collaboration with the Oxford University and is undergoing clinical tests in Brazil and other countries.

c)      False. Should guarantee access to 30 million doses of the vaccine between November to January.

d)      True.

e)      False. Fiocruz is a Brazilian Foundation.

f)       False. The pact with Astrazeneca will also include a platform for the development of vacines against other illnesses, like Malaria.

 

QUESTÃO 3:

Technology – laboratories – production – doses – drug – company – memorandum – parameters – conditions – information – definition – equipment – institution – distribution – scientific – committee – specialists – part – pact – national - contract .

 

QUESTÃO 4:

a)      BRAZIL

b)      AGAINST

c)      BETWEEN

d)      FIOCRUZ

e)      ASTRAZENECA

f)       COVID 19.

 

 


GABARITO PET 6 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 1

 

QUESTÃO 1:

Se originou nas montanhas da China, caracteriza-se por causar infecções na garganta e nariz. O contágio é através das gotículas do espirro ou da tosse.

 

QUESTÃO 2:

·         Usar máscara;

·         Evitar espaços onde as pessoas estão próximas;

·         Preferir lugares quentes/ensolarados;

·         Cumprir a quarentena.

 

QUESTÃO 3:

1.        ( 2 ) who

2.        ( 3 ) that

3.        ( 1 ) where

4.        ( 4 ) when

GABARITO PET 6 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 2

 

QUESTÃO 1:

a) O primeiro ensaio em humanos na Europa de uma vacina contra o corona vírus.

b) Em Oxford no Reino Unido.

c) Uma cientista que está apoiando a ciência neste momento, inclusive participando dos testes desta vacina de Oxford.

d) É que poderá salvar muitas vidas e também colocar um fim na pandemia.

 

QUESTÃO 2:

Place   -   Thing   -   Time

People   -   People   -   Place

 

( 5 ) that

( 6 ) where / who

( 3 ) that

( 2 ) who

( 4 ) who

 

QUESTÃO 3:

a)      Where

b)      Who

c)       That

d)      When

e)      Where

f)       Which

g)      Who

h)      When

 

QUESTÃO 4:

a)      Provavelmente trata-se do sistema imunológico de uma pessoa que recebeu a vacina e agora os anticorpos lutam contra o vírus.

b)      As “green balls” são o vírus  e as “white balls” os anticorpos.

c)      Sim. Porque elas estão sendo “caçadas” pelos anticorpos.

d)      Para indicar atenção, ou seja “dar um alerta”.

e)      Procurado, caçado.

 

 

              


ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 5

SEMANA 01

 

 

ATIVIDADE 1

A Batalha de Jenipapo foi um conflito ocorrido no Piauí no ano de 1823 entre os grupos de resistência à Independência (em sua maioria portugueses que queriam manter o Brasil ligado à Portugal) e aqueles que apoiavam D. Pedro I. Tropas do Piauí com apoio de maranhenses e cearenses combateram os portugueses, resultando na prisão do então governador da província que posteriormente foi deportado para Portugal. Ocorreram batalhas também nas províncias da Bahia, Maranhão e Pará e ao final de 1823, a resistência foi finalmente vencida.

ATIVIDADE 2

A Confederação do Equador foi um movimento separatista que defendia o republicanismo. Em 1824, após a nomeação de um novo presidente para a província de Pernambuco, idealistas liberais, passam a condenar através da Imprensa o autoritarismo do Imperador, propagando ideais republicanos e conclamando o povo para uma revolução. Os revoltosos tomam o poder na província e com o apoio de Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Paraíba proclamaram a Confederação do Equador, uma região republicana livre e independente do Brasil Imperial. A reação do Império foi reprimir com violência a revolta em Pernambuco, prendendo revoltosos e executando seus líderes.

ATIVIDADE 3

No Brasil residiam milhares de portugueses leais à Coroa, desde comerciantes que teriam mais lucro com a volta do país à condição de colônia até altos funcionários administrativos ligados à Portugal, que não eram favoráveis ao processo de independência do Brasil. Nas províncias de Maranhão, Pará, Piauí, Ceará e na Cisplatina, grupos favoráveis ao rei ofereceram resistência ao governo de D. Pedro I, não aceitando o rompimento dos laços com Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 5

SEMANA 02

 

ATIVIDADE 1

 

Foi a primeira constituição brasileira, elaborada a partir de 1822 e outorgada em 1824. Era baseada no modelo censitário, isto é, beneficiava aqueles que tinha maior renda, maior poder aquisitivo, justamente a elite agrária. Ficou conhecida como Constituição da Mandioca porque a assembleia constituinte que a elaborou só contaria com os votos daqueles possuíssem uma renda anual equivalente a 150 alqueires de farinha de mandioca.

 

ATIVIDADE 2

Noite da Agonia foi como ficou conhecido o golpe aplicado por D. Pedro I que dissolveu a assembleia constituinte. Havia um conflito na elaboração da Constituição já que um grupo queria planos poderes para o Imperador e outro grupo, que estava em maioria, queria limitar este poder, fazendo com que as decisões fossem tomadas conjuntamente entre Imperador e Parlamento. O objetivo do golpe era pressionar os constituintes a atender os desejos do Rei, dando-lhe mais poder.

 

ATIVIDADE 3

 

A partir da Constituição de 1824 o Brasil torna-se um Império com a divisão dos poderes entre Legislativo, Executivo e Judiciário, entretanto foi dada ao Imperador a prerrogativa do quarto poder, o Poder Moderador. Com este poder ele tinha o direito de intervir nos demais poderes. Com o Poder Moderador o monarca podia dissolver o Congresso Nacional, nomear e demitir ministros de Estados, sancionar decretos. Além disso, tinha o Beneplácito, isto é, regulava a Igreja Católica em território brasileiro, já que todas as determinações do Vaticano dependiam de sua aprovação como rei no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 5

SEMANA 03

 

ATIVIDADE 1

A)

Restauradores: formado por comerciantes portugueses e funcionários públicos, apoiavam a volta de D. Pedro I ao poder, não apoiavam reformas políticas e econômicas e não eram favoráveis à ideia de brasileiros natos governarem o país. Eram remanescentes do Partido Português.

Liberais Moderados: formados por aristocratas rurais, representando a elite dominante no Brasil. Desejavam um sistema de Monarquia constitucional, onde poderiam exercer seu domínio sobre a sociedade mesmo com a presença de um imperador.

Liberais Exaltados: formado por membros da sociedade urbana e desejavam uma monarquia com maior autonomia as províncias, chegando em alguns casos, reivindicarem a República.

 

B) O Ato Adicional de 1834 foi uma emenda à Constituição de 1824, resultado de um acordo entre os liberais e conservadores. Por meio deste Ato as províncias teriam maior autonomia; foram criadas as Assembleias Legislativas Provinciais e os deputados eram eleitos por dois anos; os governos provinciais podiam criar impostos, contratar e demitir funcionários; a regência Trina passou a ser Una; o regente seria eleito por voto secreto para um mandato de quatro anos; foi extinto o Conselho de Estado; o Poder Moderador – atribuição exclusiva do Imperador – foi suspenso; a criação do Município Neutro do Rio de Janeiro.

 

C) Apesar de ser o herdeiro direto ao trono brasileiro, o Príncipe herdeiro não pôde assumir o governo, uma vez que a legislação vigente afirmava que só após completar 18 anos de idade, poder-se-ia exercer o cargo no Brasil e naquele momento, tinha apenas 5 anos de idade. Portanto, pela Constituição de 1.824, um governo transitório deveria ser realizado, sendo o país governado por regentes, até que D. Pedro atingisse a idade necessária.

 

D)  Durante a Regência Una de Diogo Antônio Feijó a classe conservadora não se agradou, fazendo surgir dois novos grupos políticos: os Regressistas, desejosos da volta do sistema conservador de governo e os Progressistas, favoráveis as reformas liberais constantes.

 

E) Diante de um cenário político instável, com várias revoltas sacudindo o país, os liberais promoveram o Golpe da Maioridade, que foi a antecipação da coroação do jovem príncipe para o ano de 1840, fazendo com que aos 14 anos Pedro de Alcântara se tornasse Imperador do Brasil.

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 5

SEMANA 04

 

ATIVIDADE 1

 

Diante das insatisfações acumuladas, vários setores da população das províncias lutaram para conquistar melhores condições de vida e espaço na cena política. Geralmente as revoltas eram lideradas por integrantes da classe média, mas acabavam recebendo adesão das camadas populares. Os descontentamentos resultaram em várias revoltas ocorridas durante o período regencial que contestavam o governo central, lutavam contra a escravidão e as dificuldades econômicas. As exportações tradicionais como açúcar, algodão e fumo, estavam em declínio e a constante elevação dos impostos e o aumento do custo de vida inquietavam a população. Esses fatores tornaram-se o denominador comum dos movimentos revoltosos. Ao final, as revoltas acabavam sendo duramente reprimidos pelo poder central e pouca coisa mudava na estrutura do Estado para beneficio da população.   

 


GABARITO PET 5 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 3

 

QUESTÃO 1:

   “Libras” (Língua brasileira de sinais)no ensino de inglês mediado pela tecnologia: Desafios e possibilidades.

   Este estudo exploratório investiga a visão de professores, intérpretes e alunos sobre o ensino da Língua Inglesa com mediação das novas tecnologias e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em uma escola pública inclusiva, a fim de identificar os desafios enfrentados pelos participantes de uma escola pública inclusiva.

   Contextualizar e apontar possíveis caminhos para superá-los.

   Os dados foram gerados por meio de questionários, entrevistas, grupos focais, diários de pesquisa e gravações em vídeo das aulas. As aulas analisadas foram ministradas a uma turma de sétima série na sala de informática da escola. Por meio da análise qualitativa dos dados, os desafios e possibilidades observados foram agrupados em quatro categorias de significados:

1)      A mediação de 3 línguas: Libras, Português e Inglês;

2)      A mediação do intérprete de Libras;

3)      O professor e o uso das Libras;

4)      A mediação da tecnologia.

 

QUESTÃO 2:

a)      English

b)      Brazilians

c)      Study

d)      learn

 

QUESTÃO 3:

Brazilians study to learn English.

 

QUESTÃO 4:

We need to study to learn.

 

GABARITO PET 5 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 4

 

QUESTÃO 1:

   Leia o texto.

 

QUESTÃO 2:

e)      Gripe comum

f)       Difteria

g)      Aids

h)      Gripe

i)        Malária

j)        Sarampo

k)      Meningite

l)        Caxumba

m)   Poliomielite

n)      Pneumonia

o)      Rubéola

p)      Infecção por salmonela

q)      Síndrome respiratória aguda grave

 

QUESTÃO 3:

Sugestão:

Some countries have enacted lockdown.

 

QUESTÃO 4:

Yes, I do / No, I don’t.

 

QUESTÃO 5:

Yes, I do / No, I don’t..

 


 GABARITO PET 5 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 1

 

QUESTÃO 1: (Respostas pessoais)

a)      Yes, I do / No, I don’t

b)      Yes, I do / No, I don’t

c)      Yes, I do / No, I don’t

d)      Yes, I do / No, I don’t

e)      Yes, I do / No, I don’t

f)       Sugestão: Because it is the universal language.

 

 

QUESTÃO 2:

Respostas pessoais.

 

QUESTÃO 3:

a)      Inglês é a língua internacional das viagens do ar e do mar, do computador, da música popular, da política, da ciência e medicina, esportes, TV e filmes.

 

b)      EUA, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Irlanda do Sul, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales.

 

c)       Camarões, Índia, Filipinas, Lesoto, Malta, Singapura...

 

QUESTÃO 4:

Resposta pessoal.

 

 

 

 

 

GABARITO PET 5 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 2

 

QUESTÃO 1:

g)      Você é interessado no Inglês?                           Sim, eu sou / Não, eu não sou.

h)      Você é organizado para aprender Inglês?        Sim, eu sou / Não, eu não sou.

i)        Você é um bom aluno em Inglês?                      Sim, eu sou / Não, eu não sou.

 

 

QUESTÃO 2:

Respostas pessoais.

 

QUESTÃO 3:

a)      I need to study English because is very important.

 

b)      Everybody speaks English.

 

c)       I have to learn English.

 

d)      Because English is the most importante language in the world.

 

QUESTÃO 4:

a)      Inglês como língua internacional.

 

b)      Eu não falo Inglês.

 

c)      Você realmente precisa do Inglês em sua vida?

 

d)      Mãe, pai, eu quero aprender Inglês.

 

e)      Eu vou estudar Inglês.

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 4

SEMANA 03

 

ATIVIDADE 1

A) Um dos principais motivos que resultou na vinda da Corte real portuguesa ao Brasil foi o decreto do Bloqueio Continental imposto pela Franças aos países europeus. Sem conseguir vencer os ingleses, em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, determinando que todos os países de fechassem ao comércio com os ingleses. Portugal não obedeceu e estava sujeito à invasão francesa. Tentando evitar a deposição da Coroa, D. João decide levar toda a Corte para o Brasil, escoltada pela frota naval inglesa.

 

B) Se respeitasse os franceses, Portugal romperia com a Inglaterra e deixaria suas colônias a mercê da poderosa frota naval inglesa. Se optasse em continuar com os britânicos, teria seu país invadido pelo maior exército europeu do período, as tropas de Napoleão.

C) Os ingleses garantiram a segurança do trajeto de mudança da Corte Real.

 

D)  A primeira ação economicamente importante de D. João foi assinar um decreto abrindo os portos brasileiros às nações amigas de Portugal, isto é, à Inglaterra.

 

ATIVIDADE 2

Mesmo que grande parte da população fosse analfabeta, em 1810 foi inaugurada a Imprensa Régia, responsável pelo primeiro periódico da cidade: A Gazeta do Rio de Janeiro. Para adequar a cultura colonial aos moldes europeus, D. Joao fez chegar ao Brasil uma Missão Artística Francesa, incluindo o pintor Jean-Baptiste Debret, autor de várias pinturas sobre o cotidiano social do Rio de Janeiro. A sociedade foi incentivada a frequentar espetáculos de ópera, ouvir músicas clássicas, ter um piano em casa (mesmo sem saber tocar), falar outros idiomas, tudo para adequar-se, naquele momento, ao estilo de vida vindo da Europa.

ATIVIDADE 3

A partir de 1814 o Brasil deixou de ser colônia portuguesa e tornou-se uma extensão do país, isto é, politicamente unificado ao Império Português.

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 4

SEMANA 04

 

ATIVIDADE 1

A) O movimento revolucionário liberal ocorrido em Portugal exigia o retorno do Príncipe regente à Portugal e o rebaixamento do Brasil à condição de colônia novamente, ou seja, a recolonização do Brasil.

B) Após a volta de D. João à Portugal, seu filho D. Pedro I assumiu o trono como príncipe regente.

C) Haviam três grupos predominantes: o Partido Brasileiro era formado por fazendeiros e ricos comerciantes e defendiam a manutenção dos privilégios de 1808, se necessário, a Independência. Por outro lado, existia o Partido Português, formado por comerciantes portugueses e defendiam os interesses da Corte em recolonizar o Brasil. Existia ainda o grupo Liberal Radical, formado por membros da sociedade urbana que defendiam a Proclamação da República e o fim da escravidão.

ATIVIDADE 2

A)    1. Na imagem D. Pedro aparece montado em um grande cavalo. Segundo os historiadores, provavelmente ele estaria montado em uma mula.

2. Na imagem as pessoas aparecem à beira de um rio, mas os historiadores indicam que o grito teria acontecido em uma colina.

3. Na imagem o príncipe está vestido com belas roupas, típicas de um evento de gala. Mas por se tratar de uma viagem a cavalo provavelmente ele estaria vestido com roupas mais simples e frescas.

4. Na imagem há um expressivo número de pessoas, mas segundo os historiadores a comitiva devia ter aproximadamente 14 pessoas. 

B) O autor pintou tal imagem, provavelmente, visando passar uma visão de grandeza e de importância para o episódio. Era preciso que as pessoas olhassem para a obra e vissem um momento de glória para aqueles personagens e para o Brasil.

 

 


GABARITO DE LÍNGUA PORTUGUESA 


SEMANA 3 – PET IV DO 8º ANO 

TIA ANA PAULA 

Questão 1:

 01. Na época do descobrimento do Brasil (1500). A linguagem utilizada, o estilo de escrita e a forma de tratamento evidenciam a época do texto. O tema da carta. 


02. Senhor e Vossa Alteza


 03. Linguagem formal, rebuscada, erudita e arcaica.

 Questão 2: 

01. Quem escreve (remetente) é a Raquel e quem recebe (destinatário) é André. 


02. São íntimos, percebemos pela forma de tratamento entre eles. 


03. Linguagem informal. Percebemos o emprego de: “tá” (está), “tô” (estou), “bonita pra burro”, “aí”, emprego de gírias como: “dar galho”, “dar pé” 

Questão 3: 

01. Números sobre a adoção. 


02. Mudanças devem ocorrer para acelerar o processo de adoção no país.


 03. Arcos e barras de gráficos, símbolo de menino e menina. Demonstram os dados apresentados. 


04. Gráficos em barra e diagramas em arco.


 05. Informações sobre adoção no Brasil e no estado do Paraná. 


06. Esquemas sobre o perfil e as escolhas dos pretendentes cadastrados para adoção. 


07. Levar a uma reflexão sobre os problemas relacionados à adoção no Brasil na tentativa de encontrar soluções que facilitem de forma segura o processo.


 08. Linguagem verbal e não verbal, clara e direta dentro da norma padrão. 


ESTUDANTE, NÃO DEIXE DE CORRIGIR SUAS ATIVIDADES!!!


 Um abraço cheio de saudades!



GABARITO PET 4 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 4

 

QUESTÃO 1:

Os humanos são programados para se adaptar a coisas novas.

 

QUESTÃO 2:

Sua recusa em aceitar uma novidade o impedirá de aproveitar as novas invenções para o seu próprio trabalho.

QUESTÃO 3:

Resposta pessoal.                                                                                                                                    Eu considero que as inovações tecnológicas tem mais aspectos positivos, pois com o passar do tempo nós começamos a usá-las a nosso favor. Porém depende do ponto de vista de cada um.

QUESTÃO 4:

A imprensa (ou a mídia impressa) irá matar todas as coisas.

 

QUESTÃO 5:

A internet irá matar a cultura das pessoas.

QUESTÃO 6:

1ª sentença: “The printing press is going to kill everything.”

A ideia de que algo vai acontecer em um futuro próximo.

 

2ª sentença:  “The internet is going to kill culture.”

A ideia de que algo vai acontecer em um futuro próximo.

 


GABARITO – PET 4 – SEMANA 3 – 8° ANO – CIÊNCIAS

1) As fases da Lua ocorrem de acordo com o período em que a Lua leva para dar uma volta em torno da Terra. São 4 fases:

Lua Nova: a Lua fica situada entre o Sol e a Terra. A face visível está escura e a face oculta completamente iluminada. Ela “nasce” às seis da manhã e “se põe” às seis da tarde.

Lua Crescente ou Quarto Crescente: a porção iluminada, voltada para o oeste, corresponde à metade da face visível. Quer dizer, a um quarto da Lua. Daí, o nome. Ela “nasce” meio-dia e  “se põe” à meia-noite.

Lua Cheia: a Terra está entre a Lua e o Sol. A face visível que está iluminada fica voltada para a Terra. Ela “nasce” às seis da tarde e “se põe” às seis da manhã.

Lua Minguante ou Quarto Minguante: a porção iluminada, voltada para o leste, corresponde a metade da face visível. Novamente, um quarto da Lua. Ela “nasce” meia-noite e “se põe” à meio-dia.

 

2) Rotação: é o movimento em que o corpo celeste realiza em torno do próprio eixo.

Translação: movimento completo que a Terra realiza ao redor do Sol e que leva 365 dias e 6 horas para ser realizado. É o movimento da Terra ou de qualquer outro corpo celeste ao redor de outro corpo, como a órbita da Terra em torno do Sol.

 

3) Eclipse lunar:



Eclipse solar:

 



 

Comparação:



 

4) O fenômeno que ocorre nas marés é o resultado dos efeitos gravitacionais que a Lua e o Sol fazem sobre as águas do mar. Quando esses dois corpos celestes estão alinhados, a força de atração é grande, logo o efeito na massa marítima é ampliado. Quando se opõem, não há diferença entre maré alta e a baixa.

 

5)   D) Somente as afirmativas II e III. 



GABARITO PET 4 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 3

 

QUESTÃO 1:

( X ) A fable / uma fábula

 

QUESTÃO 2:

Eles decidiram fazer um plano para se libertar do inimigo, o Gato.

QUESTÃO 3:

O gato.

QUESTÃO 4:

Que colocasse um sino no pescoço do gato para que quando eles ouvissem o sino tocar soubessem que o inimigo estava chegando.

 

QUESTÃO 5:

Ele disse que o plano era bom, mas que restava saber quem iria executá-lo.

QUESTÃO 6:

( X ) É mais fácil falar do que fazer.

 


Gabarito – PET 4 – Semana 2 – Ciências da Natureza – 8° ano

1) Apesar do hipotálamo ser parte integrante essencial do encéfalo, ele produz hormônios que atuam sobre a hipófise que a estimulam a liberar outros hormônios.

O hipotálamo produz hormônios que atuam sobre a hipófise e que a estimulam a liberar outros hormônios.

 

2) a) Hipertireoidismo;

b) Excesso de produção dos hormônios da tireoide.

 

3) Hormônios produzidos pela adeno-hipófise e suas respectivas funções:

Hormônio do crescimento (GH): estimula o crescimento.

Prolactina: estimula a secreção de leite.

Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH): estimula o córtex da suprarrenal.

Hormônio estimulador da tireoide (TSH): estimula a glândula tireoide a liberar seus hormônios.

Hormônio folículo-estimulante (FSH): age nas gônadas femininas e masculinas, promovendo o crescimento de folículos ovarianos e maturação de espermatozoides.

Hormônio luteinizante (LH): age nas gônadas femininas e masculinas , atuando no estímulo da ovulação e síntese de testosterona.   

 

4) B) Paratormônio; paratireoide.

 

5) 5,1,4,3,2. 



GABARITO DE LÍNGUA PORTUGUESA


 SEMANA 2 – PET IV DO 8º ANO


 


Questão 1: 01. Armandinho transformou a gaiola em um abrigo, um comedouro para as aves. 


02. Ele deixa os pássaros livres mesmo amando e querendo tê-los para ele. Quando amamos alguém ou alguma coisa não podemos prender, precisamos deixar livre.


 03. Eles se sentem felizes e seguros perto das crianças. Isso demonstra que quando cuidamos e amamos não precisamos prendê-los para tê-los por perto. 


04. Que amar é cuidar, é deixar livre e permitir que o outro faça suas próprias escolhas.


 Questão 2: 01. A condenação do humorista Danilo Gentilli por ter publicado no twitter conteúdos ofensivos sobre uma deputada.


 02. Além de relatar os fatos apresenta uma opinião.


 03. “Depois ele publicou um vídeo obviamente ofensivo”, “A condenação, portanto não pode ser chamada de censura.


 04. Resposta Pessoal.


 05. Nossa liberdade termina onde começa o direito do outro, quando temos a intenção apenas de ofender e humilhar o outro isso ultrapassa a liberdade de expressão e vira ofensa e grosseria.


 Questão 3: 01. Preocupação.


 02. Não perder a esperança a de realizar seus sonhos mesmo diante das dificuldades da vida.


 03. Que família vai além dos laços sanguíneos, família é amor. São pessoas com as quais você compartilha seus sonhos, aquelas pessoas que cuidam, se preocupam e estão sempre em sintonia com você.


 ESTUDANTE, NÃO DEIXE DE CORRIGIR SUAS ATIVIDADES!!!


 Um abraço cheio de saudades!  



ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 4

SEMANA 02

 

ATIVIDADE 1

 

A) Porque os ideais iluministas defendiam o fim das monarquias absolutistas, logo defendiam o enfraquecimento do poder da metrópole portuguesa.  

B) A partir da Revolução Industrial a Inglaterra tornou-se a maior potência exportadora e buscou rotas comerciais para escoar, vender sua produção. Isso fez com que países como Portugal perdessem espaço no mercado e tivessem dificuldade para vender suas mercadorias.

C) Também conhecido como Tratado dos Panos e Vinhos, o Tratado de Methuen foi um acordo comercial assinado em 1703 entre Portugal e Inglaterra. O acordo estabelecia que o vinho português não teria impostos na Inglaterra que por sua vez, teria maior entrada de seu tecido em solo lusitano. Este acordo foi extremamente benéfico aos ingleses, mas muito prejudicial aos portugueses, uma vez que a demanda dos produtos era bem maior no caso dos tecidos ingleses.

D) D. Sebastião José de Carvalho e Melo, também conhecido como Marquês de Pombal foi um diplomata e Ministro do Reino português no Brasil. Recebeu do Rei D. José I plenos poderes para realizar reformas administrativas na colônia de modo que aumentasse a rentabilidade para a metrópole.

E) Pombal favoreceu o fluxo de escravos para o Brasil pois isto impulsionava o Tráfico Negreiro, um negócio lucrativo para a Coroa portuguesa. 


GABARITO PET 4 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 2

 

QUESTÃO 1:

a)      Larry Alton

b)      Consultor de negócios

c)      https://www.lifehack.org/articles/technology/10-reasons-why-minecraft-beneficial-for-your-kids-html

d)      10 reasons why Minecraft is beneficial for your kids.

 

QUESTÃO 2:

TVs, tablets, computadores e smartphones.

 

QUESTÃO 3:

Porque elas devem se  tornar fluentes nas tecnologias atuais para funcionar em um mundo cada vez mais digital.

 

QUESTÃO 4:

Devem ajudar a direcionar a atenção de seus filhos para comunidades online positivas e saudáveis, como o mundo Minecraft, um jogo de blocos de construção de mundo aberto para PC e console.

 

QUESTÃO 5:

Ajuda a regular as emoções, construir laços sociais fortes e melhorar outras habilidades cognitivas.

 

 


GABARITO  - CIÊNCIAS – PET 4 – SEMANA 1 – 8° ANO


1) O Sistema Endócrino controla parte das atividades do corpo humano por meio de mensageiros químicos denominados hormônios.

A função do Sistema Endócrino é produzir e liberar hormônios / secreções sobre uma ou mais partes do organismo, exercendo um efeito específico.

 

2) As glândulas endócrinas lançam suas secreções no sangue.

 

3)Hormônios são substâncias que são liberadas em pequenas quantidades no fluxo sanguíneo ou em outros fluidos corporais exercendo um efeito específico, sobre uma ou  mais partes do organismo.

Hormônios são substâncias produzidas por glândulas e que controlam o funcionamento de outros órgãos ou células.

 

4) Glândulas anfícrinas são glândulas que apresentam parte endócrina e parte exócrina. Quer dizer que, uma parte (endócrina) produz hormônios e a outra parte (exócrina) produz secreções. Exemplos: pâncreas, ovários e testículos.

 

 

 




ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 4

SEMANA 01

 

 

ATIVIDADE 1

Símon Bolívar e José San Martín são considerados os Libertadores da América. Ambos lideraram processos de independência de colônias da América Espanhola em países como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e Venezuela.

ATIVIDADE 2

A) Foi um Doutrina anunciada pelo presidente americano James Monroe em 1823 e consistia em três pontos: a não criação de novas colônias na América, a não intervenção nos assuntos internos de países americanos e a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus. Em resumo, a doutrina pregava a famosa ideia: “América para os americanos”.

B) A partir da Doutrina Monroe os Estados Unidos passariam a tutelar os países americanos que se encontravam em posição mais frágil. Países como Cuba, Haiti e Porto Rico já não eram colônias europeias, mas também não eram totalmente independentes, já que estavam sob domínio dos estadunidenses.

C) Os Criollos queriam a independência, mas não queriam se desfazer da mão de obra barata. Tornar os indígenas e africanos livres representaria aumentar os custos de produção, uma vez que grande parte da elite Criolla era de fazendeiros.

ATIVIDADE 3

Os indígenas e africanos não foram imediatamente agraciados com a liberdade. Apesar de líderes dos movimentos de independência serem influenciados pelo ideal iluminista, eles também tinham interesses econômicos. A abolição da escravidão e a plena liberdade está inserida nos ideais iluministas, mas não foram aplicados imediatamente após a independência da América espanhola. Houve apenas liberdade para aqueles que já eram homens livres, já que agora tinham autonomia para administrar seus países e não dependiam da aprovação ou regulação da metrópole (Espanha).

 



GABARITO DE LÍNGUA PORTUGUESA

SEMANA 1 – PET IV DO 8º ANO

TIA ANA PAULA

Questão 1:

01. Benefícios e malefícios dos agrotóxicos.

02.   O que são? Agrotóxicos, produtos químicos que servem para prevenir, destruir ou controlar diferentes tipos de praga em plantações.

Seus benefícios: Propósito de evitar que microrganismos, e também plantas daninhas, que prejudiquem o crescimento dos vegetais.

Seus malefícios: ...para conseguir um preço melhor muitos usam agrotóxicos além da conta os resultados disso são: dano à saúde do trabalhador rural, que, em geral, aplica o produto sem proteção; dano à saúde do consumidor, que ingere vegetais contaminados; e dano ao meio ambiente, pela poluição do solo e das águas, que prejudica das minhocas aos peixes.

Solução: comprar os vegetais de produtores que você conheça para evitar consumir produtos contaminados. Outra opção é comprar produtos identificados na embalagem como orgânicos.

Questão 2: (texto 2: Brasil do samba... qui!)

01.     A) Principal

B) Principal

C) Secundária

D) Principal

02. Sambaqui, conchas, amontoado de conchas, sítios arqueológicos.

Questão 3:

01.     Alimentação saudável e não saudável.

02.     Texto 1: Panfleto

Texto 2: artigo científico

03.     Para todas as pessoas interessadas em alimentação saudável.

04.     Sim, a linguagem é clara, objetiva e de fácil compreensão.

 

ESTUDANTE,

NÃO DEIXE DE CORRIGIR SUAS ATIVIDADES!!!

Um abraço cheio de saudades!


GABARITO PET 4 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 1

 

QUESTÃO 1:

Japão.

 

QUESTÃO 2:

Moedas girando em sincronia! Canos ocultos! Uma ameaçadora planta Pirhana! Uma pilha de Goombas! Um Thwomp zangado! Yoshi!!

 

QUESTÃO 3:

Por causa da pandemia do COVID-19.

 

QUESTÃO 4:

Para rastrear suas atividades enquanto estiverem no terreno co o tema Nintendo.

 

QUESTÃO 5:

(  X  ) Simple Present Tense.

 


GABARITO PET 3 – SEMANA 4 – 8° ANO – CIÊNCIAS DA NATUREZA

1) Os órgãos que formam o sistema excretor humano são: dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

 

2) A principal substância excretada é a ureia.

 

3) O Néfron é a unidade funcional do rim. É o local onde acontece a filtração do sangue e a formação da urina.

 

4) (X) Armazena a urina até o momento da eliminação desta.  

 


Gabarito 8ºanos – Inglês – Semana 31/08 a 04/09      Teacher Eliane

 

1)

1.    Older

2.    Shorter

3.    Esier

4.    Smaller

5.    Younger

6.    Taller

7.    Better

8.    Funnier

9.    Hardier-working

10.larger

 

 

   

2)

1.    Badder – worse

2.    Fater – fatter

3.    That – than

4.    Moderner – more modern

5.    Friendlyer – more friendly

6.    More nice – nicer

7.    Gooder – better

8.    Shorter than

9.    Difficulter – more difficult

10.Is a dancer - dance



ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 3

SEMANA 01

 

 

ATIVIDADE 1

A partir de 1697 a região que hoje corresponde ao Haiti – oeste da ilha de Hispaniola – foi colonizada pelos franceses transformando-se uma das colônias mais importantes da América. Os franceses instalaram latifúndios de cana-de-açúcar e café, utilizando intensamente o trabalho escravo. Estima-se que apenas dez por cento da população era constituída por pessoas livres. Para controlar a enorme quantidade de escravizados e evitar revoltas, a elite local organizou uma estrutura militarizada.

ATIVIDADE 2

A) Há um conflito armado sendo representado, em que pessoas negras, com armas frágeis enfrentam um exército mais forte, aparentemente de europeus.

B) A figura provavelmente representa um dos conflitos armados da revolução haitiana.

C) Colonos escravizados na ilha de Saint Domingue e soldados da metrópole francesa. Os franceses aparentam ser um exército mais organizado e bem preparado. Já os escravos parecem lutar de forma intuitiva, sem muita preparação militar.

D) A revolução haitiana foi influenciada pela revolução francesa, que por sua vez sofreu influencias dos Iluminismo. Logo, as bases da revolução haitiana também estão nos ideais de liberdade do movimento iluminista.

E) Os principais objetivos eram a defesa da liberdade dos negros escravizados e pela equiparação dos direitos entre brancos e negros libertos.  

 

ATIVIDADE 3

Apesar de conquistar a independência em 1804, o Haiti somente foi reconhecido pela França como Estado livre em 1825, após o pagamento de uma indenização à antiga metrópole. Durante as lutas pela independência, a economia haitiana foi abalada. No entanto, a escravidão foi abolida e houve uma reforma agrária.

 

 

 

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 3

SEMANA 02

 

ATIVIDADE 1


A) No início do século 19 a Espanha estava enfraquecida devido as guerras napoleônicas. Em 1807, a Espanha foi invadida por tropas francesas. O rei espanhol Fernando VII foi afastado do poder e o trono foi ocupado pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte. Quando as tropas francesas foram expulsas da Espanha, Fernando VII recuperou o trono espanhol e procurou reassumir o controle sobre as colônias da América, mas o processo de independência já avançava em toda a região. O império colonial espanhol ruiu entre 1810 e 1828, quando a maioria das regiões conquistou sua independência.

B) A busca por liberdade política e econômica, o fim da escravidão e da exploração da metrópole e a igualdade de direitos entre negros/brancos e mestiços-crioulos/espanhóis.

C) A Inglaterra foi favorável à emancipação das antigas colônias espanholas e do Brasil, com forte interesse em atender os industriais ingleses que defendiam a liberdade de comércio na América Latina. Os Estados Unidos também foram apoiadores, já que desde o inicio do século XIX deixavam clara a intenção de exercer influência política e econômica sobre o continente americano.

ATIVIDADE 2

A) Pessoas de vários grupos sociais e um homem no centro segurando uma tocha.

B) Representa o processo de independência do México no qual participaram vários setores da elite crioula e populares.

C) Camponeses, indígenas, negros, religiosos e membros dos grupos mais privilegiados.

D) RESPOSTA PESSOAL

E) Miguel Hidalgo

F) A imagem apresenta vários grupos sociais lado a lado, o que nos faz entender que estavam em prol de uma mesma causa: a independência do México. A partir da separação entre colônia e metrópole seria mais fácil para cada grupo conquistar seus anseios.

 

ATIVIDADE 3

PAÍS

ANO

LÍDERES

GRUPOS ENVOLVIDOS

PARAGUAI

1811

Fulgencio Yegros, Pedro Juan Caballero, Vicente Ignácio, Manuel Cabañas e José Gaspar Francia.

Colonos X espanhóis e portugueses

ARGENTINA

1816

José San Martín

Colonos x espanhóis

CHILE

1818

Bernardo O’Higgins e José San Martín

Colonos x espanhóis

PERU

1824

Simón Bolívar e José San Martín

Colonos x espanhóis

VENEZUELA

1821

Simón Bolívar

Colonos x espanhóis

COLÔMBIA

1819

Simón Bolívar

Colonos x espanhóis

EQUADOR

1822

Simón Bolívar

Colonos x espanhóis

ATIVIDADE 4

 

A) Bolivarianismo é um conjunto de doutrinas políticas que vigora em partes da América do Sul, especialmente na Venezuela, BolíviaColômbiaPeruEquadorPanamá. Entre suas ideias estão a promoção da educação pública gratuita e obrigatória, o repúdio à intromissão estrangeira nas nações americanas e à dominação econômica europeia e a proposta de união dos países latino-americanos.

 

B) O império colonial espanhol estava dividido em quatro vice-reinados e quatro capitanias gerais. Os vice-reinados eram: Nova Espanha, Peru, Nova Granada e Rio da Prata. As capitanias gerais eram Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.

 

C) Aos poucos a Grã-Colômbia se desmembrou formando a Venezuela, o Equador, a Colômbia e, mais tarde, o Panamá. Nas décadas seguintes muitos países latino-americanos, em vez de se unirem, entraram em conflito.

 

D) Em partes, sim! Atualmente todas as nações americanas são independentes, porém nem todas são republicanas. Também não há muita união entre os países americanos, já que muitos possuem interesses diferentes. Na América do Sul temos o pan-americanismo, uma doutrina que estimula projetos de aproximação dos países. Um desses projetos é o Mercosul, que procura unir forças econômicas da região.

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 3

SEMANA 03

 

ATIVIDADE 1

A)  A Conjuração Baiana fundamentava-se em ideias iluministas, tinha ex-escravizados envolvidos e seus objetivos eram semelhantes aos objetivos da revolução haitiana: fim da escravidão, independência política e igualdade de direitos entre negros e brancos.

B) Na medida em que o movimento baiano foi ganhando conotações mais radicais e populares, os Cavaleiros da Luz se afastaram. Muitos deles eram provenientes das elites locais e não concordavam com o fim da escravidão ou com as outras medidas que viessem a prejudicar seus interesses econômicos.

 

ATIVIDADE 2

Tanto na América Portuguesa como na América Espanhola havia uma diferença de direitos de acordo com a classe social, pois havia uma estratificação bem definida e marcada por regalias aos que estavam no topo da pirâmide – os nascidos nas metrópoles – e maiores cobranças os crioulos e mestiços – nascidos nas colônias. Os escravos, índios e mulatos, que estavam na base da pirâmide, eram os mais explorados. Aqueles que mais sofriam com as imposições da metrópole eram os que mais se revoltavam, por isso aqueles que eram nascidos na colônia muitas vezes lideravam os movimentos revoltosos e revolucionários.

 

ATIVIDADE 3

A) Os principais objetivos da Revolução de Túpac Amaru eram expulsar os espanhóis, restaurar o Império Inca e pôr fim ao trabalho forçado.

B) Os revolucionários eram, em sua maioria, indígenas e lutavam contra o exército da metrópole espanhola.

C) O movimento de Túpac Amaru foi influenciado pelos ideias de liberdade e de igualdade de direitos.

D) Tupác Amaru e sua família foram capturados e executados. Em 1783 as forças espanholas conseguiram sufocar o movimento. Calcula-se que cerca de 100 mil pessoas, sobretudo indígenas, morreram durante os confrontos. A revolta ajudou a construir um sentimento de identidade nacional na região e alguns historiadores acreditam que o movimento influenciou as lutas pela independência do Peru e da Bolívia.

 

ATIVIDADE 4


A inconfidencia mineira foi um movimento separatista, isto é, tinha como objetivo a separação entre colônia – Brasil – e metrópole – Portugal. Planejavam derrubar a monarquia e instaurar uma república independente nos moldes da república dos Estados Unidos.

 

 

 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

HISTÓRIA

8º ANO

GABARITO – PET 3

SEMANA 04

 

ATIVIDADE 1

A) Era um mestiço e seu nome era José Gabriel Condorcanqui, mas adotou o sobrenome do último imperador inca. Tupac Amaru era descendente da família real inca e chefe de uma comunidade indígena no sul do Peru.

B) Micaela auxiliou Tupac na revolta. Ela liderava tropas, recrutava pessoas e armas, dando ordens e autorizando ações. Por algumas vezes ficou responsável pela parte administrativa, impondo sua presença de líder na ausência de Tupac. Foi julgada e condenada pela metrópole por auxiliar Tupac durante a revolta, invadindo províncias e aliciando os índios a cooperarem com o movimento junto às tropas de Tupac.

 

ATIVIDADE 2

A) A busca por igualdade de direitos influenciada pela Revolução Francesa. A revolução haitiana foi um movimento leal aos ideais franceses revolucionários e apoiada pelos jacobinos.

B) Tanto Toussaint como Dessalines eram ex-escravos.

C) Ambos estão com trajes semelhantes aos dos europeus.

D) RESPOSTA PESSOAL

E) RESPOSTA PESSOAL

 

ATIVIDADE 3

·         Símon Bolívar: Nasceu na capitania geral da Venezuela. Era membro de uma das mais ricas famílias da região, proprietária de fazendas de cacau cultivado por escravizados. Com 15 anos foi estudar na Europa, onde entrou em contato com ideais iluministas. Ao voltar para a América, ele se envolveu nas lutas pela independência destacando-se como líder militar e político. Inicialmente procurou libertar a Venezuela, mas não conseguiu. Fugiu para a Jamaica onde, em 1815, tentou obter apoio do governo britânico à causa de independência e escreveu a Carta de Jamaica. Em seguida viajou ao Haiti onde recebeu ajuda militar e financeira do governo independente. Fortalecido, retornou para Nova Granada e comandou batalhas decisivas. Em 1819 declarou a independência da região e se tornou o presidente da então chamada República da Colônia. As tropas sob seu comando conquistaram a independência da Venezuela em 1821 e do Equador em 1822.

·         José San Martín: Nasceu no Vice-Reinado do Rio da Prata. Era membro de uma importante família da elite e morou na Espanha quando bem jovem. Lá estudou e, posteriormente, iniciou sua carreira militar, participando de várias batalhas para defender os interesses espanhóis, inclusive lutando contra a invasão napoleônica. Quando voltou para a América, assumiu o cargo de governador da província. No entanto, abraçou a causa da independência, comandando exércitos locais que obtiveram importantes vitórias contra as forças espanholas no sul e no centro do continente. As forças lideradas por ele conseguiram derrubar o vice-rei espanhol e declararam a independência da Argentina, em 1810.

 


GABARITO PET 3 – SEMANA 3 – 8° ANO – CIÊNCIAS DA NATUREZA

1) Vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares sanguíneos) e coração.

 

2)O coração tem como função impulsionar o sangue para todo o corpo.

 

3)

 

 


 

O lado esquerdo do coração bombeia sangue rico em gás oxigênio pela artéria aorta. A aorta se ramifica em outras artérias, que se espalham pelo corpo e vão se tornando cada vez mais finas, até se transformarem em vasos microscópicos, os capilares sanguíneos.

O oxigênio e os nutrientes saem dos capilares e entram nas células, enquanto o gás carbônico e os outros resíduos das atividades das células (excretas) saem das células e entram nos capilares. O sangue rico em oxigênio dos capilares transforma-se, assim, em sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.

Os capilares vão se reunindo e formam vasos cada vez maiores, as veias, que trazem o sangue de volta ao coração, de onde ele será bombeado para os pulmões.  O sangue rico em gás carbônico entra no coração por duas veias: a veia cava superior, que recolhe sangue das partes acima do coração (cabeça, braços), e a veia cava inferior, que recolhe sangue das partes abaixo do coração.

Essa circulação que leva o sangue rico em oxigênio para o corpo e traz de volta para o coração o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico é chamada de grande circulação / circulação sistêmica.

Observe a figura e veja que o sangue pobre em oxigênio entra pelo lado direito do coração e também que os dois lados do coração nãos se comunicam. Isso quer dizer que o sangue rico em oxigênio não se mistura com o outro sangue.

Ao se contrair, o coração manda o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, por meio das artérias pulmonares (uma para cada pulmão).  As artérias pulmonares levam para os pulmões sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico.

Nos pulmões, o sangue rico em gás carbônico transforma-se em sangue oxigenado: perde gás carbônico e ganha oxigênio.  Esse sangue volta em seguida para o coração por meio das veias pulmonares e é então, bombeado para as células. As veias pulmonares levam sangue oxigenado para o coração.

A circulação que leva sangue pobre em oxigênio para os pulmões e traz de volta sangue rico em oxigênio para o coração é chamada de circulação pulmonar ou pequena circulação (porque leva sangue apenas para os pulmões.

3) 




GABARITO PET 3 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 4

 

QUESTÃO 1:

Leitura do artigo.

 

QUESTÃO 2:

(1)   A –   (2) C   - (3) D    - (4) B   - (5) E

 

QUESTÃO 3:

a)      Cats are clever than birds.

b)      Lions are stronger than monkeys.

c)       Bats are more interesting than insects.

d)      Ponies are nicer than crocodiles.

 

QUESTÃO 4:

a)      The youngest

b)      The better

c)      The biggest

d)       The uglyest

e)      The most exciting

f)       The worstest

g)      The scariest

 

QUESTÃO 5:

1)      A

2)      B

3)      A

4)      B

5)      A

 

QUESTÃO 6:

a)      The cheapest

b)      The largest

c)      The most comfortable

d)      The worstest

e)      The longest

f)       Happier than

 

 





GABARITO PET 3 – SEMANA 2 – 8° ANO – CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

1) O Sistema Respiratório tem a função de conduzir o ar até os pulmões e realizar a troca gasosa (hematose).  O Sistema Respiratório é responsável por garantir a absorção do gás oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico. Em suma, realização de trocas gasosas.

 A função principal do Sistema Respiratório é basicamente, garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por gás oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e a liberar água.

 

2) A faringe é comum aos seguintes sistemas: Sistema respiratório e sistema digestivo.

A faringe é um órgão pertencente tanto ao sistema respiratório quanto ao sistema digestivo. Ela comunica o nariz e a boca à laringe e ao esôfago.

 

3) As fossas nasais têm como funções: captar, filtrar, aquecer e umidificar o ar. Este ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o seu devido processamento. As fossas nasais são revestidas internamente pela mucosa nasal, que possui um grande número de vasos sanguíneos. Entre as funções das cavidades nasais está o aquecimento do ar e a retenção de poeira e outras partículas sólidas. Retém também microrganismos que ao passar pela cavidade nasal podem ficar presos em um muco ou cílios que acabam funcionando como um filtro.

 

4) A traqueia também é um órgão em forma de tubo. Sua função é fazer a ligação entre a laringe, na parte superior e os brônquios, na parte superior. Além disso, a traqueia funciona como um filtro de ar. Nela, as partículas que ainda estão presentes ficam presas em um muco. O ar também é umidificado e aquecida na traqueia. Esse órgão é revestido por membranas produtoras de muco e anéis de cartilagem, que ajudam a manter a estrutura da traqueia. As funções da traqueia são de umidificar e filtrar o ar, para em seguida conduzi-lo até aos pulmões. Os cílios existentes dentro da traqueia são capazes de reter partículas e microrganismos. Existe também muco que reveste a traqueia e ajuda na filtração do ar, retendo bactérias e poeira.

 

5) A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

 

6) Os movimentos respiratórios são: inspiração e expiração.

 

7) D)Pleura.

 

8) A) Diminui e facilita a entrada de ar.

 

 


GABARITO PET 3 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 3

 

QUESTÃO 1:


Protestos em todo o mundo                                                                                         A polícia matou um homem negro nos EUA na semana passada. Pessoas em todo o mundo protestaram. As pessoas não concordam com o racismo.                    Muitas pessoas protestaram na França. Em 2016, a polícia francesa prendeu um homem negro. O homem morreu mais tarde. Pessoas na Austrália também protestaram. A polícia australiana matou 400 australianos nativos. As autoridades não tentaram descobrir o que aconteceu.                                                    Os protestos começaram em Londres, Reino Unido e África do Sul. Muitos negros vivem no Reino Unido e na África do Sul.                                                      Especialistas disseram que os EUA têm muito racismo. A situação nos Estados Unidos não é fácil. Os negros dizem que os brancos têm uma vida melhor. No entanto, o racismo está em muitos países do mundo.

 

a)    Police killed a black man in the USA last week.

b)    People around the world protested.

c)    French police arrested a black man. The man later died.

d)    Australian police killed 400 native Australians.

e)    Protests started in London, United Kingdom and South Africa.

f)     Racism is in many countries of the world.

 

QUESTÃO 2:

a)    Ela é uma lua grande.

b)    Eu amo estrelas.

c)    Você tem um carro.

d)    Eles lavam as louças.

e)    Eu conserto computadores.

f)     Ela é uma caixa.

g)    Eu preciso de água.

h)   Ela vai à praia.

i)     Eu tenho lábios vermelhos.

j)      Eles bebem água todos os dias.

k)    Você escuta música.

l)     Ela precisa de óculos.

m)  Você faz bolos bons.

n)   Eu leio a Bíblia.



GABARITO – SEMANA 1 – PET 3 – 8°ANO – Ciências da Natureza – Páginas 30, 31 e 32

1) Os tipos de digestão que ocorrem na boca são: digestão mecânica e digestão química.

Digestão mecânica: Não envolve substâncias químicas que atuam no alimento. Os dentes atuam garantindo que o alimento seja cortado, triturado e amassado. Esse tipo de digestão quebra o alimento em partes menores, triturando ou mexendo nele, porém não altera a composição química do alimento.

Digestão Química: Este processo envolve a participação de substâncias químicas que atuam sobre o alimento (Enzimas). Na                  saliva é    encontrada  a  amilase salivar ou ptialina, uma  enzima que       atua    quebrando  carboidratos,  mais  especificamente o  amido. Este tipo de digestão conta com atuação de enzimas digestivas ou a adição/remoção de substâncias no alimento, assim mudando sua composição química.

 

2) a) Amido (pela enzima chamada de amilase salivar).

b) Proteínas (pela enzima digestiva chamada pepsina).

c) A maior parte da digestão e da absorção dos alimentos ocorrem no intestino delgado.

No duodeno são lançadas as secreções de duas glândulas: o fígado e o pâncreas. Trata-se ainda da digestão química, que ainda continuará ao longo das outras partes do intestino delgado: o jejuno e o íleo.

O pâncreas produz o suco pancreático, com muitas enzimas digestivas: a tripsina, a quimiotripsina e a peptidase que atacam as proteínas; a lipase que ataca os lipídeos; e a amilase pancreática que ataca o amido. O próprio intestino produz o suco intestinal, também com varias enzimas: a peptidase, que ataca as proteínas; a lactase, que ataca o açúcar do leite chamado lactose; a sacarase, que digere a sacarose ou açúcar comum; a maltase, que ataca a maltose, açúcar resultante da transformação do amido pela amilase.

O fígado produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar antes de ser lançada no intestino. A bile, porém, não possui enzimas digestivas: ela funciona como uma espécie de detergente, emulsificando as gorduras.

O conjunto de substâncias resultantes da digestão forma um líquido branco, o quilo. As proteínas foram convertidas em aminoácidos; os lipídeos em ácidos graxos e glicerol; o amido, em glicose; e assim por diante. Os nutrientes, agora transformados em partículas muito pequenas, são absorvidos pelas células do intestino e caem no sangue. Os produtos da digestão das gorduras seguem um caminho diferente: são absorvidos primeiro pelos vasos linfáticos, para em seguida serem lançados no sangue.   Lembrando que as vilosidades intestinais aumentam a área de contato do alimento com o intestino e também a velocidade de absorção dos nutrientes.   

 

3) A        língua   é           responsável        pelo   paladar, movimentar o      alimento    deglutição.

 

4) Movimentos peristálticos são movimentos que o alimento transite pelo nosso tubo digestório. Eles ocorrem graças à movimentação de músculos lisos encontrados em porções do esôfago, estomago e intestino que garantem que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado do corpo. Resumidamente: movimentos peristálticos são movimentos que levam / transportam o bolo alimentar pelo tubo digestório.

 

5)  A principal enzima que atua no estômago é a PEPSINA. A sua função é a digestão de proteínas. A pepsina é inicialmente liberada em forma inativa (pepsinogênio), quando entra em contato com o ácido clorídrico (HCl) transforma-se na forma ativa (a pepsina). A Pepsina atua apenas em meio ácido. A pepsina quebra as proteínas em cadeias menores de aminoácidos.

 

6) O intestino delgado é dividido em três regiões básicas: duodeno, jejuno e íleo.

Duodeno - é a porção superior do intestino delgado e inicia-se com o piloro, um esfíncter localizado na parte inferior do estômago. Possui aproximadamente 25cm. Possui várias vilosidades largas e baixas que absorvem os alimentos; também possui células caliciformes, que, apesar de presentes estão em menor quantidade do que nas outras partes do intestino delgado. Essas células produzem glicoproteínas ácidas que lubrificam o revestimento do intestino.

Jejuno – localizado logo após o duodeno, o jejuno apresenta vilosidades mais longas, uma quantidade maior de células caliciformes. É a maior porção do intestino delgado, apresentando de 3 a 5 metros de comprimento.

Íleo – é a última porção do intestino delgado e, apresenta, em média, 1 a 1,5 metro de comprimento. Internamente, apresenta vilosidades mais curtas que as do jejuno e uma quantidade de células caliciformes muito maior do que as observadas nas outras porções.  

 

7) Sua principal função é receber os alimentos parcialmente digeridos do estômago e continuar o processo digestivo. Como o duodeno é pequeno, o estômago envia o quimo (mistura de alimentos semidigeridos, enzimas e ácidos produzidos no estômago) aos poucos para esse órgão.

Em suma, no duodeno ocorre a junção do quimo às secreções provenientes do pâncreas (suco pancreático que eleva a atuação das enzimas digestivas) e fígado (que produz a bile que atua no intestino delgado facilitando o processamento de lipídeos / gorduras) e assim continua o processo digestivo. Trata-se ainda da digestão química, que ainda continuará ao longo das outras partes do intestino delgado: o jejuno e íleo.

 

8) C) Bile.

O fígado produz a bile que funciona como uma espécie de detergente emulsificando as gorduras. Vale destacar que a bile não possui enzimas.

 

9) A) Boca.

Na boca é liberada a amilase salivar, também chamada de ptialina. Que é responsável pela quebra de amido.

 

10) D) A absorção de água.

No intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais. Bem como a formação das fezes. Vale destacar que é grande a quantidade de bactérias nessa região.

 


GABARITO PET 3 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 2

 

QUESTÃO 1:
Davi e Golias

 

QUESTÃO 2:

Davi e Golias
    David era um menino pastor que vivia em Israel. Ele cuidava de ovelhas. Deus escolheu Davi para cuidar do povo judeu.                                      David  tocava harpa. Quando o rei de Israel se cansou de lutar na guerra, ele pediu a Davi para tocar para ele. A música de Davi o fez se sentir melhor.                                                                                                                   Um dia, um terrível gigante chamado Golias começou a se gabar para seus amigos soldados que nenhum dos judeus ousaria lutar contra ele. E ele estava certo. Os soldados judeus estavam todos com medo do grande Golias. O que aconteceria com o povo judeu?                                   Então, o pequeno Davi disse: "Eu lutarei contra Golias. Deus vai me ajudar." E ele foi e pegou algumas pedras para seu estilingue.                          O gigante apenas riu dele. Davi colocou uma pedra na funda e atirou-a. A pedra atingiu o grande Golias na cabeça. Então Davi o matou com sua espada. Todos os amigos de Golias fugiram. O menino pastor salvou o povo judeu!

 

QUESTÃO 3:

a)      David played the harp.

b)      A terrible giant.

c)      David’s music made him feel better.

 

QUESTÃO 4:

a)      Which British actor won na Oscar in 2011?

*Qual ator Britânico venceu um Oscar em 2011?

             b) How many students are talking the exam?

                  *Quantos alunos estão falando no exame?

 

             c) Who lives in that house?

                  *Quem mora naquela casa?

 

d)      Which country hosted the last world cup?

*Qual país sediou a última copa do mundo?

 

e)      How many buses go to the town centre?

*Quantos ônibus vão para o centro da cidade?

 

f)       What happened to Bill last night?

*O que aconteceu com Bill ontem à noite?

 

 

 


GABARITO PET 3 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 1

 


QUESTÃO 1:

Um buquê de arte

O público mal sabe que Van Gogh criou uma série de pinturas de girassóis, diz Leon Jansen, curador do museu Van Gogh e editor das cartas do artista.. “Para nove em cada dez pessoas, é novidade”. Muitas pessoas sabem que um dos girassóis é meu: a história da obra-prima de Van Gogh foi publicada em 2013.

Van gogh pintou girassóis pela primeira vez no verão de 1886. Dois anos depois, seu interesse ressurgiu depois que se estabeleceu em Áries, ao norte de Marselha, na Provença. Depois de convidar o artista francês pós-impressionista Paul Gauguin, a quem ele admirava, para ingressar em seu estúdio no sul, ele começou a pintar girassóis para iluminar o interior caiado de branco da casa amarela que ele estava alugando na 2 Place Lamartine, não muito longe da cidade,estação ferroviária e bordéis.

 

QUESTÃO 2:

a)      Sunflowers

b)      Bouquet

c)      People

d)      Masterpiece

e)      Summer

f)       Year

g)      Interest

h)      Admired

i)        Interiors

j)        Far from

QUESTÃO 3:

a)      No verão de 1886 – In summer of 1886.

b)      Leon Jansen

c)      Em 2013 – Was published in 2013

 

QUESTÃO 4:

A cena representa um episódio do livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

Sugestão:

*A criação de Adão por Michelangelo – The creation of Adam by Michelangelo.

*Gênero: Pintura religiosa – Genre: Religious painting.

*Esta cena fica no teto da capela Sistina – This scene is on the roof of the Sistine chapel.

QUESTÃO 5:

a)      Music, dance, sculputure, paint....

b)      Pessoal.

c)      É uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.


GABARITO - Atividades complementares – Semana 5 – Ciências da natureza (Revisão) – 8 ano

1) Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Angiospermas.

 

2) Um grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de Biologia para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao local, um aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava desse grupo de planta?

a) Presença de sementes.

b) Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam maiores.

c) Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.

d) Presença de frutos envolvendo a semente.

e) Presença de raízes.

 

3) (UEMS)

Grupo exclusivamente marinho cujo corpo, na fase adulta, apresenta simetria pentarradial, podendo apresentar espinhos na superfície do corpo, endoesqueleto composto por ossículos calcários, animais verdadeiramente celomados, que possuem sistema hidrovascular:

A) Poríferos
B) Tubelários
C) Cnidários
D) Moluscos
E) Equinodermos

4) Todos os organismos listados a seguir são exemplos de animais vertebrados, exceto:

a) Macaco.

b) Homem.

c) Sapo.

d) Tartaruga.

e) Polvo

 


________________________________________________________



GABARITO PET 2 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 4

 

QUESTÃO 1:

a)      Poder / saber

b)      É usado quando queremos expressar ideia de: capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido.

c)      Affirmative form: Sujeito + can + verbo principal no infinitivo sem “to” + complemento

Negative form: Sujeito + can + not = verbo principal no infinitivo sem “to” + complemento

Interrogative form: Can + sujeito + verbo principal no infinitivo sem “to” + complemento

QUESTÃO 2:

a)      Tradução da frase: Todo mundo quer felicidade sem dor, mas você não pode ter um arco-íris sem um pouco de chuva.

Sugestão: É que todos querem ser felizes sem esforço algum.

 

b)      Tradução da frase: Você pode sair. Ou você pode parar de reclamar.

Sugestão: Muitas vezes temos que tomar decisões de certas coisas que nos incomodam.

 

QUESTÃO 3:

Tradução da frase: Sim, nós podemos!

Sugestão: Com força de vontade, determinação e foco, conseguimos o objetivo esperado.



Gabarito: Atividade complementar 8ºanos – Inglês – Semana 27 a 31/07      Teacher Eliane

 



Respostas:

1)Sugestão:

*I can dance. / I can’t dance.

*I can speak English. / I can’t speak English.

*I can swim / I can’t swim.

 

2)1. can’t walk

2. can jump

3. can write

4. can’t swim

5. can sing

6. can play tennis

7. can’t see

8. can fly

 

3)*Yes, it can.

*No, it can’t.

* Yes, it can.

*Yes, it can.

*No, it can’t.

 

4)*

Yes, she can / No, she can’t.

 

*Can your grandparents play the guitar?

Yes, they can. / No, they can’t.

_______________________________________________________ 




GABARITO PET 2 – SEMANA 4 – 8° ANO – Ciências da natureza

1) a) Sistema respiratório Branquial. As brânquias são protegidas por uma estrutura chamada opérculo. Nos tatuzinhos, a forma do opérculo (com invaginações e pseudotraquéias) permite a tolerância a um ar mais seco e as brânquias retêm uma camada superficial de umidade.

 

b)

 

 

2- a)

Equinodermos: O esqueleto

 

b) Artrópodes: Exoesqueleto;

Equinodermos: Endoesqueleto.

 

c) Artrópodes:  O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água. é uma importante adaptação ao ambiente terrestre.

Equinodermos: embora o endoesqueleto não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. 

 

 

3- Porque sua reprodução ainda é feita em ambiente aquático (A fecundação é externa e os girinos se desenvolvem na água.) e a sua respiração ocorre, principalmente, através da pele (Respiração Cutânea).

 

 

4- a) Os músculos peitorais, que ajudam no vigor do bater das asas.

 

b)

 

 

c) São ossos finos, leves e não maciços (que ajudam na redução do peso).

 

 

5) Não, pois ele citou apenas mamíferos (gato e cão), ave (galinha) e um réptil (iguana), não foram citados nenhum exemplo de anfíbio nem de peixe.



_____________________________________________________________


GABARITO PET 2 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 3

QUESTÃO 1:
Leia os trechos

QUESTÃO 2:
To share – compartilhar
Interacting with others – interagindo com os outros
Social platforms – plataformas sociais
Source of information – fonte de informação
Misinformation – desinformação
Publicly – publicamente
Hashtag – assunto de redes sociais (termo usado)
Pop up – aparecer
Streaming services – Serviços de transmissão
Entertainment – entretenimento

QUESTÃO 3:
As quatro regras básicas que as plataformas sociais estão jogando durante o surto da covid-19

QUESTÃO 4:
Não. Porque este texto mostra os benefícios do uso da tecnologia durante este surto que estamos vivenciando. Já os outros textos falam sobre o excesso de uso das redes sociais e seus malefícios.

QUESTÃO 5:
*Streaming services;
*Online courses for free anda t reduced prices;
*Markets and restaurants with delivery services.

QUESTÃO 6:
É bom quando se tem o controle do uso das tecnologias e quando a usamos para fins educativos, informativos, interativos...
QUESTÃO 5:
Pessoal:
Sugestão – Great initiative! Very good to be able to help in yhis difficult time that we are living.

( Ótima iniciativa! Muito bom poder ajudar nesse momento difícil que estamos vivendo.)


___________________________________________________________________


GABARITO PET 2 (8º ano) INGLÊS – SEMANA 2

QUESTÃO 1:

 Leitura do texto

QUESTÃO 2:

a)422 amigos.
b)Não
c)São amigos virtuais, que ficam entre espaços, ele não pode olhar nos olhos deles. Olha apenas um nome na tela.
d)Que toda essa tecnologia que temos é apenas uma ilusão: de comunidade, de companheirismo etc...
e)Que toda essa sensação de comunidade, companheirismo, uma sensação de inclusão nesses dispositivos tecnológicos, não passam de ilusão, porque quando você se afasta deles, e acorda para ver o mundo é uma confusão.

QUESTÃO 3:

Pessoal

Sugestão: Use your phone for less time, because the life is much bigger na more beautiful than what is show non the screen!


________________________________________________


Gabarito PET 2 – Ciências da Natureza – Semana 1 -
 8° ano

1) Importância: Retiram o gás carbônico da atmosfera e liberam gás oxigênio para os demais seres que fazem respiração celular. Além disso, esses seres são a base (produtores) de muitas cadeias alimentares.

2) Autótrofos, pluricelulares, eucarióticos, presença de: plastos, parede celular e vacúolo; capacidade de realizar a fotossíntese;  capacidade de realizar respiração celular; não se locomovem (sésseis); capacidade de reagir a estímulos; presença de pigmento fotossintetizante, entre outras características.

3) I- Avasculares; II- Pteridófitas; III- Gimnospermas; IV – Angiospermas; V- Fruto.

4) a) Araucária / pinheiro -do-paraná (Araucaria angustifolia). Essas plantas pertencem ao grupo das Gimnospermas.


b) Não. Eles pertencem ao grupo das Gimnospermas. A característica desse grupo é a ausência de frutos, 

________________________________




GABARITO PET 2  INGLÊS ( 8º ano) – SEMANA 1

QUESTÃO 1:
Social media – mídia social
Addicted to the phone – viciado no telefone
Smartphones – telefone esperto/inteligente
Absorved in technology – absorvido em tecnologia
Application – inscrição
Video games – vídeo game (jogos)
Surfing social media – navegando nas mídias sociais
To crave the use of social media – almejar o uso das mídias sociais
To check social media – verificar as mídias sociais

QUESTÃO 2:
a)Vícios em mídias sociais
b)Nós podemos nos ver absorvidos na nossa própria tecnologia que não prestaremos atenção no que está ao nosso redor

QUESTÃO 3:
alimentação / gordurosas / açucaradas / mídias sociais / aplicativos viciantes / vídeo games / navegam nas redes sociais / encontram novas informações

QUESTÃO 4:
Quando será a próxima vez que irão checar as redes sociais

QUESTÃO 5:
Pessoal

QUESTÃO 6:
Ele responde que pode ou não. Isso depende do comportamento. As pessoas se sentem bem quando usam as redes sociais em busca de novas informações

QUESTÃO 7:
Porque se é um comportamento ou uma substância, elas têm um efeito semelhante

QUESTÃO 8:

(Sugestão): 


________________________________


Gabarito - 

Atividades complementares – 


Semana 6 – 8° ano


Livro didático – PARTE 1

Página 69 – PUBERDADE


13. a) Alguns hormônios liberados pela hipófise estimulam a produção de testosterona.
b) Nos testículos.
c) A testosterona é o hormônio masculino que faz crescer os órgãos genitais (testículos e pênis), desenvolve a musculatura corporal, aumentando a força física e tornando os ombros mais largos e a voz mais grave. Mulheres que fazem uso de anabolizantes podem desenvolver algumas dessas características.

Página 110 (MÉTODOS CONTRACEPTIVOS + INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS)

1) Os preservativos (masculino e feminino).

4) a) Hepatite B
b) Aids
c) Sífilis
d) Herpes genital
e) Candidíase (monilíase).

PARTE 2 – SISTEMA RESPIRATÓRIO
1) Os pulmões possuem formato cônico e aspecto esponjoso. Essa textura esponjosa é conseguida graças à presença de estruturas semelhantes a pequenos sacos denominadas de:
d) alvéolos pulmonares.
Gabarito: D. Os alvéolos pulmonares são estruturas que se assemelham a pequenas bolsas e estão localizados na porção final dos bronquíolos.

2) O sistema respiratório humano garante a captação de oxigênio para disponibilizá-lo às células. As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares e são chamadas de:
c) hematose.
GABARITO: C. Na hematose, o oxigênio retirado do meio entra no sangue por difusão e o gás carbônico presente no sangue passa para o interior dos alvéolos para ser eliminado posteriormente.

3 . (UFRN) Durante a respiração, quando o diafragma se contrai e desce, o volume da caixa torácica aumenta, por conseguinte a pressão intrapulmonar:
a) diminui e facilita a entrada de ar.
GABARITO : A  O processo descrito é o da inspiração, que faz com que a caixa torácica aumente de volume, diminuindo, assim, a pressão intrapulmonar e forçando a entrada do ar nos pulmões.

4. Na respiração pulmonar o oxigênio percorre um caminho no organismo até chegar aos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas. Identifique o percurso correto que o ar faz pelo sistema respiratório do corpo humano.
a) Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares
Gabarito: A. No nariz, o ar é capturado e as 
A
Os 


5. Agentes externos, como fungos, poeira e pólen, podem ser causadores de doenças no sistema respiratório. As doenças respiratórias são classificadas como infecciosas, quando ocorre a inflamação de um órgão, ou alérgicas devido à sensibilidade a algum organismo. Identifique qual doença não ocorre nos pulmões.
Gabarito: D. a) CORRETA. A 
b) CORRETA. A 
c) CORRETA. A
d) ERRADA. A 
e) CORRETA. A 





____________________________________


ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

 HISTÓRIA 8º ANO

 GABARITO – PET COMPLEMENTAR 

SEMANA 06 

REVISÃO


 ILUMINISMO / REVOLUÇÕES INGLESAS / REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 

ATIVIDADE 1 
RESOLUÇÃO: B – A Igreja Católica 


ATIVIDADE 2. – O que foi a Declaração de Direitos (Bill of Rights)? 

RESOLUÇÃO: A Declaração de Direitos de 1689 é um documento elaborado pelo Parlamento da Inglaterra e assinado pelo Rei Guilherme II logo após a Revolução Gloriosa, consolidando a Monarquia Parlamentarista inglesa e estabelecendo as atribuições do Parlamento e do monarca. É considerada a primeira constituição de caráter liberal, influenciando diversos outros países.

 ATIVIDADE 3. – Atualmente, como os operários lutam por seus direitos?

 ORIENTAÇÃO PARA RESOLUÇÃO: Graças ao movimento operário, os trabalhadores hoje conseguem se organizar por meio de sindicatos, levando suas demandas e suas insatisfações; realizam manifestações e greves e também lutam judicialmente por suas causas. Outra via de luta por direitos é através da educação. É preciso estudar e conhecer seus direitos para buscar cada vez mais melhorias. A conquista por direitos é um avanço recente e que ainda precisa progredir. 

___________________________________________________________________


Gabarito atividades complementares
 – 8º ano – Inglês – 
Semana 22/06 a 26/06/2020
 1) (D) – Comic strip.
 2) (C) – A man, a dog and a cat.
 3) (D) - Magro
________________________________________________

















E.E. PADRE MAXIMINO BENASSATI


 SEMANA 1 -

GABARITO DE ATIVIDAES DE GEOGRAFIA 

8º ANO 

(PÁGINAS 57 e 58)


 PROFESSOR: MARCOS PAULO SANTOS


 1- a) Portugueses, japoneses, italianos, chineses, espanhóis, bolivianos, argentinos, alemães, uruguaios, estadunidenses e outros países.

 b) 

 EUROPA-Portugal, Itália, Alemanha e Espanha.

  ÁSIA- Japão 

 AMÉRICA- Bolívia, Argentina, Uruguai, Estados Unidos. 

c) Foi o país que colonizou o Brasil, criando assim, o trânsito em os dois países, além do idioma e de uma influência cultural. 

2- Fica evidenciado através de nomes e sobrenomes de ruas, praças e bairros, além das festas populares, da religiosidade, na arquitetura, denotando a influência portuguesa. 

3- a) “...Do processo de transição do local de origem ao novo lugar e da necessidade da apropriação do lugar e de sua recriação; e finalmente, a necessidade de criar marcas de identidade...” b) Resposta individual do aluno.

 4- Após ser atingido um grande terremoto no ano de 2010, Haiti sofreu com um grande colapso, os soldados brasileiros em missão da ONU, foram designados na reestruturação do país, criando assim, um vínculo com a população local, passando a ver o Brasil como uma possibilidade para recomeçarem suas vidas.

 5- Como exemplo pode-se destacar a vinda de imigrantes da Síria, país que se encontra em guerra civil, de origem política.

______________________________________________________________________

SEMANA 2 -


GABARITO DE ATIVIDAES DE GEOGRAFIA

 8º ANO 

(PÁGINAS 60, 61e 62) 

PROFESSOR: MARCOS PAULO SANTOS

 1- 

a) ÁSIA E ÁFRICA

 b) Caracteriza-se por concentrar em determinadas áreas de seus continentes, havendo vazios demográficos. 

c) Um baixo quantitativo populacional, principalmente em áreas com condições geográficas severas. 


2- 
 Aumento do acesso da população ao saneamento básico. 
 Melhoria no acesso a vacinas.


 3- Uma melhor otimização dos processos industriais, a reciclagem, o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias e a utilização de fontes de energias limpas e renováveis.


 4- Bangledesh, um dos fatores que contribui é a elevada taxa de natalidade do país, população elevada, assim como, possuir um território pouco extenso, fatores que combinados determinam a elevada densidade demográfica. 


5- Resposta pessoal.

________________________________________________________________________

SEMANA 3 -

 GABARITO DE ATIVIDAES DE GEOGRAFIA 
8º ANO 

(PÁGINAS 64, 65 e 66) 

PROFESSOR: MARCOS PAULO SANTOS

 1-

 a) Anamorfose, pois apresenta distorções do formato real, para evidenciar determinadas características.

 b) Brasil: Produto Interno Bruto.

 c) Minas Gerais apresenta-se perante os demais estados do Brasil, como uma das maiores economias do Brasil. 
-Análise do mapa sobre Mortalidade infantil: O mapa pode ser classificado como um cartograma, pois apresenta através do uso de cores informações quanto à mortalidade infantil no mundo. 

2- A mortalidade infantil continente africano apresenta de modo geral os piores índices do mundo. Enquanto que na América os índices são de médio para baixo.

 3- Estados Unidos e Austrália, apresentam baixos índices de mortalidade infantil, devido a fatores como, assistência de saúde e acesso ao saneamento básico. 

- Análise do mapa sobre Produto Interno Bruto (PIB) O mapa pode ser classificado como uma anamorfose, pois as formas são distorcidas para evidenciar informações.

 4- O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país durante certo período. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.

 O índice só considera os bens e serviços finais, de modo a não calcular a mesma coisa duas vezes.

 Os dez maiores PIBs do mundo:





_____________________________________________________________________


SEMANA 4 -

GABARITO DE ATIVIDAES DE GEOGRAFIA

 8º ANO

 (PÁGINAS 67, 68, 69 e 70) 

PROFESSOR: MARCOS PAULO SANTOS 

1- (b) crescimento natural. 

2- Como podemos observar, na década de 1980, a pirâmide etária do Brasil, caracteriza-se por apresentar uma base larga e topo estreito, característico de lugares em que se tem alta taxa de natalidade, porém baixa expectativa de vida. Com as melhorias das condições de vida da população e mudanças sociais, verifica-se uma diminuição da taxa de natalidade, assim como, o aumento da expectativa de vida da população, no ano de 2015. 

3- Para o ano de 2050, uma estimativa propõe uma consolidação do apresentado já em 2015, com a diminuição da taxa de natalidade, ou seja, o estreitamento da base da pirâmide etária, isso claro, acabasse refletindo na população de jovens, que segue o padrão de diminuição dessa faixa etária, enquanto verifica-se a consolidação do número de adultos na população brasileira para o período, acompanhado do alargamento expressivo de seu topo, denotando o aumento da população idosa, ou seja, da expectativa de vida. Mas vale ressaltar que as mudanças projetadas para o ano de 2050, pressupõe a implementação de políticas públicas, como nas áreas de saúde, saneamento básico, moradia, educação e qualidade de vida, que visem garantir tais indicadores. 

4- (d) “O Brasil de cabelos brancos” 

5-

 a) A mudança do perfil das mulheres e das famílias na sociedade, principalmente com uma maior participação no mercado e trabalho. Outro fator é custo de vida, que impacta diretamente nas famílias. 

b) Taxa de fecundidade: estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva. É geralmente expressa como o número de nascimentos por 1.000 mulheres em idade fértil. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade fértil da mulher está na faixa dos 15 a 49 anos.







____________________________________________________________________

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI


GABARITO PET DO 8º ANO

 INGLÊS


 SEMANA 3


 PROFESSORA: ELIANE



QUESTÃO 1: Página 82 *Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ROWSh7Db-_E


QUESTÃO 2: Páginas 83/84/85



 Figura 1 – B


 Figura 2 – D


Figura 3 – C


Figura 4 – A

_________________________________________________________

GABARITO PET DO 8º ANO


INGLÊS

SEMANA 4


PROFESSORA: ELIANE


QUESTÃO 1: Página 87 ( X ) Uncle Henry and Aunt Em’s house


QUESTÃO 2: Página 87 The girl

QUESTÃO 3:

Página 87 ( X ) Tia Em gritava para sua sobrinha

Dorothy entrar enquanto abria a porta de madeira que dava para o abrigo.

 QUESTÃO 4: Página 87 Uncle – doorway – Wind – cyclone


QUESTÃO 5: Página 88 ( X ) The little dog


QUESTÃO 6: Página 88 REGULARES IRREGULARES



Vídeos a serem assistidos:


2) Vídeo para atividade complementar:

 Coloque a legenda em “Português” se preferir - https://www.youtube.com/watch?v=fkFIsUg4iTI  Atividade complementar sobre o vídeo


2 - Responda em seu caderno:


*Retire do vídeo complementar, 5 exemplos de verbos irregulares e traduza-os


 R: Sugestão:


 *Buy – Bought (comprei)


*see – saw (vi)


*have – had (tinha)


 *read – read (li)


 *Go – went (fui)





___________________________________________________________________



ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI


Gabarito – Semana 3 – 8° ano – PET (Plano de Estudos Tutorados) – Ciências da Natureza

Atividade 1 – D) Diafragma e músculos intercostais.

Atividade 2 – D) Fornecer oxigênio para a retirada da energia dos alimentos.

Atividade 3 – B) Os alvéolos pulmonares. 



_____________________________________________________________________________



ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI











_____________________________________________________________________________



ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI


HISTÓRIA 8º ANO GABARITO – PET SEMANA 02


REVOLUÇÃO GLORIOSA 


ATIVIDADE 1 – Leia o texto abaixo e responda à questão seguinte:


A Declaração dos Direitos de 1689: “Considerando que tendo Jaime II abdicado e estando o trono vacante, Sua Alteza, o Príncipe de Orange, ordenou a eleição de deputados para o Parlamento, estes agora reunidos como representantes totais e livres desta nação, declaram:

1. Que o pretenso poder de suspender as leis, ou a execução das leis, pela autoridade régia, sem o consentimento do Parlamento é ilegal. [...]

2. Que o direito de cobrar impostos para o uso da coroa, com o pretexto de privilégio, sem outorga do Parlamento, é ilegal.

3. Que é direito dos súditos apelar para o Rei e todos os obstáculos que lhe forem colocados são ilegais.

4. Que o recrutamento e manutenção de um exército, em tempo de paz, é ilegal sem o consentimento do Parlamento. [...]

 5. Que a eleição dos membros do Parlamento deve ser livre.

 6. Que a liberdade de palavra nos debates e atas do Parlamento não deve ser questionada em nenhuma corte ou lugar fora do Parlamento.


________________________________________________________________________________________________________


A – O documento anterior consolidou na Inglaterra qual regime político? O Bill of Rights / Declaração de Diretos de 1689 consolidou a Monarquia Constitucional na Inglaterra.

 B – Quais as suas características?

A Monarquia Constitucional tem algumas características básicas, dentre elas: o rei governa de acordo com a constituição, ou seja, obedecendo às leis; o rei não governa sozinho, mas conta com a participação do Parlamento; os parlamentares são eleitos pelo povo periodicamente. Além disso, é o Parlamento que promulga as leis, regula os impostos e determina o recrutamento e a manutenção do exército. Por causa dessas características falamos que na Monarquia Constitucional o rei reina, mas não governa.

 C – Qual a relação entre a Declaração de Direitos de 1689 e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789?
A Declaração de Direitos de 1689 (Constituição da Inglaterra) foi um documento profundamente influente, pois foi a primeira a ser formulada, servindo de inspiração para várias constituições dali em diante, inclusive a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 (Constituição da França). As regras estabelecidas ali continuam a ser respeitadas no direito constitucional atual.

D – Você acha que no Brasil todos esses direitos contidos nesta Declaração são respeitados? Justifique sua resposta. RESPOSTA PESSOAL

_______________________________________________________________



 HISTÓRIA 8º ANO GABARITO – PET SEMANA 03

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


ATIVIDADE 1 – Escreva um parágrafo de aproximadamente 6 linhas contando como seria seu dia se não existisse nenhuma máquina. RESPOSTA PESSOAL


ATIVIDADE 2 – Complete corretamente a frase sobre a Revolução Industrial, usando as palavras abaixo: relações – produção – máquinas – trabalho – custo – ferramentas


 RESOLUÇÃO: A substituição das FERRAMENTAS pelas MÁQUINAS permitiu uma maior, gerando novas RELAÇÕES de TRABALHO e produzindo com menos CUSTO.

ATIVIDADE 3.A – Você acha que o nosso país investe em tecnologia? RESPOSTA PESSOAL

ATIVIDADE 3.B – As novas tecnologias trazem benefícios para todos de forma igualitária?

RESOLUÇÃO: As novas tecnologias não beneficiam a todos de forma igualitária, pois trazem benefícios e prejuízos já que facilitam por um lado e por outro demandam a necessidade de um conhecimento maior para acessá-las, além de afastar os indivíduos do contato físico, trazer diferenças sociais à tona e evidenciar que o poder está cada vez mais nas mãos de poucos.

ATIVIDADE 3.C – Quais os impactos ambientais dessas novas tecnologias?

RESOLUÇÃO: Muitos são os impactos ambientais das novas tecnologias, como: Poluição do ar, da água e poluição sonora; consumo de recursos não-renováveis; resíduos (grandes quantidades de resíduos e computadores usados e eletrônicos são jogados fora quando eles quebram ou ficam desatualizados); perturbação do ecossistema (limpeza de terrenos onde os animais viviam para construir fábricas e interferência na cadeia alimentar); e perigos para a saúde (contato com produtos e materiais tóxicos para nosso organismo e dependência da tecnologia, levando à vícios e sedentarismo).



______________________________________________________________________





ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

GABARITO PET DO 8º ANO DE LÍNGUA PORTUGUESA
 SEMANA 1
 PROFESSORA:
 ANA PAULA 
QUESTÃO 1: Apenas leitura das informações
 QUESTÃO 2: Alternativa E 
QUESTÃO 3:
 I ( B)
 II (D)
 III (E)
 IV ( A)
 V ( C ) 
QUESTÃO 4:
 Alternativa
 C
 QUESTÃ O5:
 Elipse




 _____________________________________________





GABARITO DA SEMANA 2 

Pág 8 

LÍNGUA PORTUGUESA

 8º ANO ANA PAULA COELHO 

ATIVIDADE 2


 A) Observamos que no texto 1 há a repetição da palavra “SELFIE” e no texto 2 isso não acontece.

 B) Deixa o texto menos repetitivo e cansativo, tornando a leitura mais agradável e fácil de compreender. 

C) A palavra “selfie” foi substituída por sinônimos e pronomes para evitar a repetição.





 ______________________________________



_

 GABARITO DE LÍNGUA PORTUGUESA 8° ANO

 SEMANA 3


 ANA PAULA

 PÁGINA 8 DO PET 


ATIVIDADE 1: AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS FORAM O EMPREGO DE PRONOMES E SINÔNIMOS.

 ATIVIDADE 


2: (SUGESTÃO) Por norma, as selfies são feitas com os celulares das próprias pessoas.

 O objetivo dela é fazer com que o fotógrafo apareça na foto. Elas podem ser individuais ou em grupos (as conhecidas “selfies de grupo”) 

ATIVIDADE 3:
 Evitar que o texto fique repetitivo, cansativo e tornar a leitura mais agradável e de fácil compreensão.


 ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NA LÍNGUA”


 PÁGINAS 53,54,55


 1. Sugestões: polêmico, impactante 

2. O livro fala sobre o lucro que pode ser obtido com o aquecimento global, e a imagem mostra um iceberg, remetendo aos efeitos nocivos desse fenômeno, como o derretimento das calotas polares.

 3. À ideia de que a Terra está esquentando. 

4. Refere-se a algo que será dito, pois seu referente é o livro Caiu do céu, cuja capa será mostrada na sequência. 


Página 55


1) A. Essas

 B. esse 

C. estes 

D. aqueles/estes 

E. isto

 F. esse

 G. aquela 

H. este 

I. esta 

J. esta

 K. esse 

2) a) Bob, já que é o primeiro substantivo citado e, portanto, é retomado pelo pronome (n)aquele.

 b) A escola B (receptora da mensagem), à qual se refere o pronome

 (d)essa.




 ______________________________________________________________________________





 ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI

 GABARITO PET DO 8º ANO INGLÊS

SEMANA 2

 PROFESSORA: ELIANE

QUESTÃO 1: Páginas 79/ 80

*Numere as figuras de acordo com a ordem que aparecem no filme.

A história em quarinhos é mais baseada no filme do que no conto.

3
2
4
1



____________________________________________________________________-





ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI
 


GABARITO PET DO 8º ANO DE INGLÊS SEMANA 1
 PROFESSORA : ELIANE 
QUESTÃO 1: PÁGINA 74
 a) He was born in 1809.
 b) In Boston, Massachusetts in the United States.
 c) 40 years old ( 1809 – 1849). 
d) Virginia / 13 years old 
e) In 1849. 
f) Tuberculosis.
 g) Editor best known for evocative short stories and Virginia, who became his literary inspiration as poems that captured the imagination and interest of readers around the world. 
QUESTÃO 2: PÁGINA 74 (Quadro) 
Edgar Alan Poe 
Edgar 
Poe
 American 
Writer, poet, critic and editor
 Actor
 Astress
 1809 
Boston, Massachusetts – USA 
1809
 Baltimore




_________________________________________


ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI
 





 _________________________________________





 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PLANO DE ESTUDO TUTORADO COMPONENTE CURRICULAR: Arte NOME DA ESCOLA: EE Padre Maximino Benassati PROFESSORA: Bruniele Andrade ALUNO: ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano TURMA: TURNO: Matutino TOTAL DE SEMANAS: 04 semanas NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 01 NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 04 ORIENTAÇÕES AOS PAIS E RESPONSÁVEIS DICA PARA O ALUNO QUER SABER MAIS?

 Prezados pais e responsáveis, Diante da situação atual mundial causado pela COVID-19, coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas em todo Brasil. Entretanto, como incentivo à continuidade das práticas de estudo, preparamos para nossos estudantes um plano de estudo dividido em semanas /meses e aulas que deverá ser realizado em casa.

 Os conceitosprincipais de cada aula serão apresentados e em seguida o estudante será desafiado a resolver algumas atividades.

 Para respondê-las, ele poderá fazer pesquisas em fontes variadas disponíveis em sua residência. É de suma importância que você auxilie seu(s) filho(s) na organizaçãodo tempo e no cumprimento das atividades.

 Contamos com sua valiosa colaboração!!! Caro estudante, Para ajudá-lo (a) nesse período conturbado, em que as aulas foram suspensas a fim de evitar a propagação da COVID-19, coroavírus, preparamos algumas atividades para que você possa dar continuidade ao seu aprendizado. 

Assim, seguem algumas dicas para te ajudar:

 • Siga uma rotina; 

• Defina um local de estudos;

 • Tenha equilíbrio;

 • Conecte com seus colegas;

 • Peça ajuda a sua família;

 • Use a tecnologia a seu favor. Anotar é um exercício de seleção das ideias e de maior aprendizado, por isso… 

Ao anotar, fazemos um esforço de síntese. Como resultado, duas coisas acontecem. Em primeiro lugar, quem anota entende mais, pois está sempre fazendo um esforço de captar o âmago da questão. Repetindo, as notas são nossa tradução do que entendemos do conteúdo. Não fique limitado aos textos contidos nas aulas. Pesquise em outras fontes como: livros, internet, revista, documentos, vídeos etc. 

Saiba mais: Caso tenhainteresse em assistir ao filme “Tempos Modernos” acesse este link: https://www.youtube.com/watc h? v=ol9j8tFVOO8 Caso tenha interesse em ler o livro O Mágico de OZ acesse o link:http://sjose.com.br/downlo a d/bruno/O%20Magico%20De %20 Oz%20- %20Lyman%20Frank%20Bau m.pd f SEMANA 1 Gênero: ARTES INTEGRADAS OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas HABILIDADE(S): EF69AR31P8: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica. CONTEÚDOS RELACIONADOS: INTERDISCIPLINARIDADE: História e Português 
ATIVIDADES O QUE É UMA CHARGE??? 
Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas.

A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.

 De origem francesa, “charger” quer dizer “carga”, ou seja, o uso do exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica. 

A primeira charge publicada no Brasil tinha o título “ACampanhaeoCujo",criadaporManuelJosédeAraújo,em1837,emPortoAlegre. Surgiram no século XIX e trouxeram à tona a necessidade do público de expressar indignação e insatisfação com o governo vigente.

 O leitor, através da charge, encontra caminhos para entender os acontecimentos ocorridos no mundo todo.

 O profissional que as desenha, chargista, precisa ter conhecimento dos assuntos em pauta para poder retratá-los e transmiti-los de forma objetiva.

 Características da Charge

 • Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. 
Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida; 

• Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos.

 • Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais.
 E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social de relevância.

 • Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;

 • Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas; 

• Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. 

A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;

 • Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. 
No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais.

 O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;

 • Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico;

 • Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;

 • Intertemporalidade: a charge nunca irá explicar a sua própria piada. Abaixo veja algumas charges feitas com base no tema Iluminismo:
 O Iluminismo foi uma corrente filosófica que propunha uma mudança social, política, cultural e estrutural na Europa do século XVIII e XIX. Tinha por finalidade esclarecer o homem através do uso da razão e da valorização da ciência, pregava a liberdade de pensamento, política e econômica. Montesquieu (1689- 1755). 

Propôs a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário, cada qual com suas próprias funções, sendo independentes e harmônicos entre si; modelo este usado atualmente em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.

 A monarquia não permitia nenhum tipo de contestação, impedindo a difusão do liberalismo, que de uma forma ampla pode ser entendido como a liberdade deexpressão, liberdade política, liberdade econômica e religiosa Agora mãos na massa!!! Vamos aproveitar da nossa Liberdade de expressão e criação para produzirmos uma charge bem interessante sobre a realidade vivida em nosso país e no mundo. 

Analise a situação da Pandemia e faça uma charge com base nas características citadas nos texto acima. SEMANA 2 Gênero: ARTES INTEGRADAS OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e práticas HABILIDADE(S): EF69AR31P8: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica e econômica. CONTEÚDOS RELACIONADOS: Tipos de fotografia e Selfie 

INTERDISCIPLINARIDADE: História ATIVIDADES FOTOGRAFIA A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? 

Nesta aula vamos conhecer um pouco mais sobre a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.

 O QUE É FOTOGRAFIA? Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia. Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. 

Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.

 Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento.

 E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.

 ALGUNS TIPOS DE FOTOGRAFIAS Fotografia Investigativa 
A fotografia já foi e ainda é muito utilizada para ajudar em casos policiais, militares e de outros tipos de segurança em geral. 

Com essas fotografias era possível planejar ataques, preveni-los e armazenar dados para formar uma informação relevante. Você já deve ter assistido uma série investigativa, não é mesmo? 

É bem comum, nessas séries, aparecer legistas ou demais profissionais tirando fotos do local do crime. 

Isso porque serve como forma de armazenar aquela informação ou utilizar para estudar posteriormente. 

Nesse estudo, é possível notar em algumas informações não notadas na hora da apuração do crime, por exemplo. 

Conhecendo o Fotojornalismo Você já reparou que quando vai ler um noticiário tem algumas fotos impactantes que demonstram qual o teor da matéria? Sim, no caso do fotojornalismo a imagem deve dizer mais que as palavras e os fotógrafos dele utilizar de vários recursos (como o enquadramento, por exemplo), para contar ao leitor sobre o que se trata o assunto, antes mesmo de ler. 

A fotojornalismo possui 4 gêneros, veja quais são eles: Fotojornalismo Social: fotografias de políticas, tragédias, economia, acontecimentos regionais, estaduais ou nacionais e fotografias de tragédias.

 Fotojornalismo Esportivo: fotografias de diversos esportes. Nesse caso utilize o máximo de informações para compor a fotografia, em alguns casos, quanto mais, melhor.

 Fotojornalismo Policial: são, em maioria, fotografias sensacionalistas com flagrantes e imagens chocantes onde o policial prende o bandido ou houve um assassinato e por aí vai. Fotojornalismo Cultural: Envolve os outros gêneros. Nesse estilo se utiliza de todos os recursos para deixar a foto mais chamativa ainda do que o texto para o leitor, trazendo os aspectos culturais a quem vai ler.

 Fotografias de Estúdio Esse estilo é muito conhecido, pois se trata de utilizar fundos de uma determinada cor (geralmente brancos) para conseguir editar as fotos com melhores recursos e trabalhar melhor em suas fotografias.

 Normalmente, quando alguém deseja fazer um álbum fotográfico de gravidez, aniversário, fotografias anteriores ao casamento, books e outros, utilizam o espaço de um estúdio para que as fotos possam sair com uma qualidade melhor e com recursos que os fotógrafos dispõem para os seus clientes. 

Selfie Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais. Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos. 

Além das redes sociais, existem diversas outras formas de guardar as fotografias. 

Quem diria que, um dia, as pessoas não precisariam mais de álbuns fotográficos e não precisariam mais gastar dinheiro com revelações! Com base nos textos acima responda.

 01 – Quais as diferenças entre os tipos de fotografias citadas nos textos (faça um pequeno resumo)? 

02 - Você tem o hábito de fotografar? 

E o que você mais gosta de registrar? 

03 – Para você qual a importância da fotografia? _ 

04 – O autorretrato é uma imagem que a pessoa faz dela mesma, seja através de um desenho, pintura ou fotografia. 

Para você a Selfie seria um autorretrato? Porquê? 05 - Muito bem, agora que você ja teve a oportunidade de conhecer os tipos de fotografias, vamos praticar. O objetivo é fotografar o seu coditiano nos tempos de pandemia, faça selfies criativas e interessantes. OBS: Separe a que você mais gostar, pois iremos usá-la posteriormente!

 Bom trabalho e boa semana! 

Tia Bruniele 

SEMANA 3 Gênero: ARTES INTEGRADAS – CIMENA OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas HABILIDADE(S): 
EF69AR31P8 : Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,histórica e econômica. CONTEÚDOS RELACIONADOS:
 Cinema INTERDISCIPLINARIDADE: 
História ATIVIDADES A ARTE NA SOCIEDADE INDUSTRIAL Arte & Sociedade A arte deste século entrou em contato com fatos novos, muitos diferentes das transformações culturais que as sociedades vinham realizando ao longo do tempo.

 • Revolução industrial (séc. XVIII) - surgimento de maquinas possibilitando um amplo conhecimento ao homem;

 • Utilizar melhor o tempo – fazer mais em menos tempo; • Objetos produzidos industrialmente X Obras de arte;

 • A obra de arte considerada “sagrada”, apenas utilizada em museus. O “fazer mecânico” atinge o “fazer artístico” A medida em que a tecnologia invadiu os meios de produção, acabou provocando o surgimento de novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida separação entre objetos industrializados e obras de arte. 

O progresso tecnológico que se verificou nesse período bem como o desenvolvimento dessas duas atividades em nossa época mostram que a nova paixão do homem – 

A máquina que foi alterando profundamente a sociedade, modificando a maneira de entender a arte e alterando o verdadeiro relacionamento com tal. 

A primeira alteração que se percebe dentre desde momento artístico atual é a troca de academicismos pelas vanguardistas: 

• Deixa de ser resultado “exclusivo” dos trabalhos da “mão do artista”; 

• A fotografia substitui a pintura, assim o artista já não mais precisa usar asmãos. 

• A fotografia é substituída pela cinematografia e todo o conjunto de procedimentos químicos e mecânicos.

 O produto final dessas novas artes, portanto, está relacionado ao “fazer mecânico”, e a arte parece então ligada a maquina, não só para ser exibida, como é caso do cinema. Assim o artista perde completamente o contato com o receptor de sua obra. Filme Tempos Modernos O filme “tempos modernos (1936)”, protagonizado pelo o eterno Charlie Chapelin, mostra um verdadeira sociedade de consumo extinguindo a arte manual, onde velocidade e movimento são indissociáveis a vida moderna. Ser uma arte capaz de reproduzi-los é talvez um aspecto mais contemporâneo ao cinema e a maior fonte de seu encanto. Resumo do filme: Tempos Modernos 

O filme tempos modernos, mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.

 Chaplin vivia o personagem Carlitos, em que era trabalhador em uma grande indústria, fazia em seu trabalho sempre a mesma coisa, diferenciando dos dias de hoje em que o mercado de trabalho quer profissionais polivalentes, mesmo realizando sempre a mesma atividade, o mercado exige que essa profissional conheça o produto final e outras diversas atividades dentro da indústria. 

Não só Carlitos, como muitos outros operários viviam a exploração dentro das fábricas devido à busca do lucro pelos proprietários, fazendo com que eles fizessem suas atividades muito mais rápidas para obter um produto final em menos tempo, fazendo seu trabalho de acordo com a máquina. 
Na realização de sempre a mesma atividade, Carlitos teve um colapso nervoso, não conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rapidamente dentro da fabrica, sendo levado a um hospital. Após Carlitos sair do hospital curado, encontra a fábrica fechada, e ao buscar outro emprego é confundido com líder comunista e vai para cadeia. Na cadeia ele frustra uma tentativa de fuga de outros presos e é liberado da prisão conseguindo uma carta de recomendação por uma autoridade. 

Porém, mesmo com uma boa recomendação, Carlitos não conseguia se manter em outro emprego, pois na fábrica em que trabalhava, era alienado fazendo sempre o mesmo trabalho, desta forma não sabia fazer mais nada além de apertar parafusos. 

Carlitos ao conseguir outro emprego, ao realizar uma tarefa fácil de encontrar um pedaço de madeira parecido com o que possuía em mãos, tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas não usando raciocínio, essa tarefa trouxe consequências desastrosas. Não conseguindo assim outro emprego, Carlitos fazia de tudo para voltar para a prisão. Retratado no filme, uma sociedade em caos, Carlitos conheceu uma moça que vivia grande miséria, roubando comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai estava desempregado, seu pai foi morto, mostrando também a violência nas ruas na época. Para não ir para um abrigo, ou adoção ela foge. 

Carlitos ao conseguir emprego de volta na fabrica, logo depois os funcionários entram em greve novamente, e em meio à confusão ao jogar sem querer uma pedra em um policial, 
Carlitos é preso novamente. Ao sair da prisão, Carlitos se encontra novamente com a jovem, que havia conseguido emprego como dançarina em um restaurante mostrando o trabalho infantil até mesmo noturno em que hoje existem leis a serem seguidas mediante contrataçãode menor. 

Retratandotambém nessapartedofilmeainserçãoda mulher no mercado de trabalho. 

A jovem consegue também um emprego no restaurante para Carlitos, porém a jovem tida como vagabunda, foi procurada pela policia, mas conseguiu fugir com Carlitos. As greves e manifestações dos empregados eram agressivamente reprimidas pelas autoridades, defendendo dessa forma os interesses capitalistas.

 Mas a partir de greves hoje existem melhores remunerações, diminuição da jornada de trabalho e melhores condições para otrabalhador. Saiba mais: Caso tenha interesse em assistir ao filme acesse este link: https://www.youtube.com/watch?v=ol9j8tFVOO8 Leia, analise criticamente os textos e imagens acima e responda:
 01 – Quais as mudanças ocorreram na arte após o processo de evolução industrial? 
02- O que você percebe de positivo e negativo neste processo de industrialização das artes?
 03- Você já tinhaconhecimento dofilme“ TemposModernos”? Apósleroresumoouassistir ao filme qual a mensagem você conseguiu perceber? 
_ 04 - Para você a linguagem do Cinema pode ser usada como uma ferramenta de questionamentos e de reivindicação? Porquê? 05 -

 Muito bem!

 Agora proponho a vocês, assistirem filmes variados e tentarem entender quais as mensagens, questionamentos e ideais eles querem transmitir. Anote e guarde no caderno! 

Bom trabalho e boa semana! SEMANA 4 Gênero: ARTES VISUAIS OBJETO DE CONHECIMENTO: Contextos e Práticas HABILIDADE(S): EF69AR02P8: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço e associando-os à cultura local. CONTEÚDOS RELACIONADOS: As possibilidades artísticas de uma obra literária INTERDISCIPLINARIDADE: Inglês e Português ATIVIDADES A ARTE EM “ O MÁGICO DE OZ” “OMágico deOz” éumobraficcional da literaturainfantilqueapresenta ahistória deDorothy,uma garota órfã que mora com os tios em uma fazenda.

 Devido a um forte ciclone, a jovem foi parar em uma terra encantada e sua tentativa de voltar para casa envolve uma série de aventuras ao passo em que ela faz novos amigos um tanto diferentes, como o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde e o grande Mágico de Oz.

 Análise da obra “O Mágico de Oz” Publicadoem1900,“OMágico deOz”foiescrito por L. Frank Baum e é o primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras da menina Dorothy na fantástica Terra de Oz, tornando-se um clássico da literatura entre crianças, jovens e adultos. Oz foi originalmente uma criação de Baum. Depois de seu falecimento outros escritores escreveram mais 26 outros livros sobre a Terra de Oz, acrescentando suas próprias criações eaventuras. Considerada um best-seller ao longo de todo o século XX, traduzido para praticamente todos os idiomas, o livro sempre foi comparado aobra de Lewis Carroll,
 “Alice no País das Maravilhas”. L. Frank Baum sempre defendeu que a leitura de livros infantis não deveria despertar tristeza ou sentimento ruim no leitor. 
Apesar da existência de bruxas más e enrascadas na sua história, ele não estimula a maldade, a vingança e o sofrimento. Mesmo com enredo fantasioso, é possível detectar representações sociais na obra. 
Os amigos de Dorothy podem ser apenas um Espantalho, um Lenhador de Lata e o Leão Covarde para as crianças, porém para os adultos podem representar a inteligência, a bondade e a coragem. 
Além disso, indicam os três reinos da natureza: animal, vegetal e mineral. Esta obra é tão famosa que conseguimos encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como : Livro, Cimena, Teatro, Espetáculos de Dança, pinturas e até Revista em Quadrinhos. Com base nos textos e nas imagens responda: 

01 –Você jáconheciaaobra“OMágicodeOZ”?
 O que mais lhe chama a atenção nas imagens acima?
 02– 

O Mágico de OZ é uma importante obra literária. Ela permite apenas uma forma de linguagem? Porquê? 03 - Cite algumas das possibilidades de manifestação artística que podem ser executadas através da obra “O Mágico de OZ”. 04 - 

Vamos criar?

 Agora que você já conhece a obra e tem referências através de imagens, crie uma nova história em quadrinhos contando um pouco sobre possíveis aventuras da Dorothy e seus amigos em tempos de pandemia. Seja criativo, busque outras referências e tenha bastatecapricho!

 Saiba mais! 

Caso tenha interesse em ler o livro acesse o link abaixo:

 http://sjose.com.br/download/bruno/O%20Magico%20De%20Oz%20- %20Lyman%20Frank%20Baum.pdf 

Bom trabalho e boa semana! 

Tia Bruniele



Desde o momento em que o homem começou a adquirir conhecimento sobre o que chamamos ‘realidade’, muitas foram as críticas e compatibilizações entre um pensamento que transcende o natural e aquele que o considera seu limite. 
A ciência é, certamente, o conhecimento mais elaborado que o homem já construiu e tem prevalecido sob outras formas, como aqueles de origem sensorial, espiritual ou mesmo o filosófico. A Religião (entendida como as crenças, práticas e expressões dos principais grupos humanos ao longo da história) aponta para outras fontes de explicação, a saber, deuses e seres espirituais.
 As relações que se estabeleceram entre esses dois campos podem ser divididas em três posicionamentos: isolamento, conflito inevitável e compatibilidade. 
A primeira nos levaria a considerar que Ciência e Religião não disputam sobre nenhuma verdade. Enquanto a ciência teria o propósito de nos informar sobre o mundo natural, teríamos experiências religiosas como fonte de sentido para a atuação de Deus no mundo.
 O conflito só seria inevitável, portanto, quando esses posicionamentos se tornam excludentes:
 “O conflito é inevitável somente quando adicionamos a esta caracterização de ciência a alegação que as únicas crenças justificáveis sobre o mundo natural são aquelas que surgem da experiência sensorial e do método científico, ou quando adicionamos à caracterização da religião a alegação que nenhuma crença sobre o mundo natural adotada com base na autoridade religiosa pode ser revisada com base em evidência empírica. 
” (MURRAY; REA, 2008, p. 195, grifo do autor, tradução nossa).
 Muitos acreditam que o conflito entre Ciência e Religião não pode ser solucionado, pois os elementos explicativos da ciência adotam uma metafísica naturalista, enquanto que a essência da religião é acreditar no sobrenatural. 
Os temas mais complicados seriam, certamente, os milagres e as experiências religiosas, por exemplo, devemos acreditar na medicina ou na cura pela fé? 
Paul Draper (2004), um filósofo naturalista, afirma que mesmo uma posição moderada do naturalismo, que não nega o sobrenatural, implica em procurar primeiro por explicações naturais, e não admitiria o uso do sobrenatural para preencher lacunas nas explicações científicas. 
Há uma presunção em aceitar o naturalismo, pois são as explicações com causas mais prováveis de se encontrar. 
Alguns pensadores cristãos, entretanto, afirmam que o comprometimento com o naturalismo é anterior à ciência moderna, sendo mais uma tendência não justificável, um comprometimento pré-teórico, do que algo implicado pela atitude científica. Alguns filósofos como Michael Rea, James P. Moreland e William L. 
Craig comentam que as dificuldades que os cientistas enfrentam em explicar a vida ou a consciência são atualmente insuperáveis e isso poderia levar a considerar hipóteses baseadas no teísmo.
 De acordo com o filósofo Alvin Plantinga, podemos relacionar a crença teísta de que Deus criou o mundo com o caráter empirista da ciência. Já que essa criação é um ato livre, e não uma necessidade, ela é contingente. Sendo contingente, o conhecimento que se pode adquirir do mundo depende de experiência, o que caracteriza o tipo de conhecimento produzido pelo método científico.
 É pertinente esta reflexão entre as possíveis relações entre ciência e religião, saber como se dá esta relação nos dias de hoje. Consideremos a questão da fé.
 A fé religiosa depende inteiramente da iniciativa divina, e não de uma descoberta humana, do tipo científica. A Bíblia diz em Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Quando estamos na fé, por algo, por um novo desafio, um projeto, um milagre, vemos o resultado pela fé, não estamos no estágio de vê-lo cientificamente provado. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.
 Quando me declaro materialista e não leio a Palavra de Deus, me distancio mais ainda de aceitá-la.
 A ciência baseia-se na observação e razão humanas, enquanto a teologia baseia-se na revelação divina. Religião e ciência cumprem papeis diferentes e nenhuma deve ser julgada pelos padrões da outra.
 A Bíblia nos aponta nossa solução espiritual. 
É uma área em que a ciência busca respostas, mas não é pela metodologia científica que poderá obtê-las. A Bíblia nos aponta caminhos além dos espirituais, como o de relacionamento e comportamento. Hoje temos estudos científicos que provam, por exemplo, o mal que o sedentarismo, o álcool, drogas, podem causar ao nosso corpo, ou a devastação à natureza, de onde tiramos o nosso sustento, e a Bíblia já nos orientava a viver de uma forma justa, correta. A religião e a ciência podem coexistir, desde que mantenham uma distância segura uma da outra. 
A separação evita o conflito, mas impede a interação construtiva.
 De fato, muitas respostas poderiam se chegar a um denominador comum, se houvesse uma predisposição maior ao diálogo, o que não acontece nesta visão de independência. Separadas, buscam caminhos diferentes, que as vezes até se cruzam, mas evitando a discussão aprofundada, porque o resultado final seria conflitante.
 Por exemplo, seria importante haver uma renovação no conceito bíblico de mordomia, que deve ser visto como uma saída para os dilemas presentes em questões preocupantes que vão desde a poluição da biosfera até um possível holocausto nuclear, resultado de tecnologia disponibilizada pela ciência. Metodologicamente a ciência é ateísta. 
Aqui se define muito bem estes papeis. 
A ciência precisa provar os fatos cientificamente, através de análises e laudos comportamentais padronizados, e através de pesquisas. Então, diga-se, ela precisa acreditar em algo palpável, mensurável, medido. 
Como dar estas mesmas práticas à fé?
 Como determinar de que forma Deus nos irá tratar na nossa individualidade?
 Como medir o tamanho da fé de alguém? Cada dia é um aprendizado, uma nova experiência. 
A ciência procurando encontrar soluções para dar uma melhor condição de vida para a humanidade aqui na terra, e a fé, aquilo que nós acreditamos além do que podemos enxergar, nos trazendo a esperança de algo melhor.
 Concluindo, este modelo de interação zero, é irreconciliável com a evidência histórica, que aponta para uma série contínua de interação de religião e ciência por muitos séculos. Sabemos que muitas descobertas científicas confirmaram relatos bíblicos.
 A narrativa bíblica e científica dos fenômenos naturais, por exemplo, tem propósitos complementares, e não contraditórios, sendo as preocupações da Bíblia não materiais, mas espirituais e eternas. 
Essa perspectiva continua vigente ainda hoje, podendo ser proveitosamente aplicada a problemas diversos nessa área, a começar pelo debate a respeito da criação do universo. FONTE:
 As crenças religiosas direcionam os comportamentos humanos como: o modo de falar, de se alimentar, de praticar o lazer, de se vestir e outras dimensões da vida.
 A experiência religiosa é sempre pessoal, ocorre no íntimo de cada pessoa mesmo nos momentos coletivos de celebrações, cultos, missas, festas culturais religiosas e outros. Assim, toda experiência religiosa é ao mesmo tempo individual e coletiva e por mais que seja ligada a um grupo social, pode ser observada por meio dos comportamentos individuais.
 Compreende-se então que a experiência religiosa se manifesta por comportamentos exteriores que revelam atitudes interiores, o que constituem o conjunto daquilo que se pode chamar de fenômeno religioso. Por Fenômeno Religioso entende-se o processo de busca que o ser humano realiza na procura de Transcendência que se traduz por atitudes e costumes, nos quais pode-se observar tanto a manifestação religiosa quanto a sua significação. As tradições religiosas influenciam o modo da sociedade se organizar, como exemplo as festas religiosas de diferentes povos: Na tradição islâmica o Ramadan (Jejum), no nono mês do calendário islâmico, é um tempo de jejum que dura um mês lunar, começa de manhã antes de nascer do sol e vai até o cair da noite.
 Neste período não se pode comer, beber, fumar e nem aspirar algum perfume: todos os sentimentos dever ser profundamente modificados; no judaísmo o Rosh Há-Shaná, marca o começo do ano religioso judaico, que dá início a um período de dez dias de penitência após o Ano Novo, termina com o “Yon Kipur”, o dia do perdão. Nesse dia, as celebrações da sinagoga duram o dia inteiro, contém a confissão dos pecados, as súplicas para obter a misericórdia de Deus e os rituais que o Sumo Sacerdote celebrava no Templo. 
A Páscoa dos cristãos, celebrações conhecidas popularmente na tradição católica como “Semana Santa”, precedida por um período de 40 dias denominado “quaresma”, um tempo de jejum e penitências em preparação às celebrações da páscoa que é a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, fundamento da fé cristã. 
Outras influências são as celebrações religiosas por motivos dos dias santos na tradição cristã católica No Hinduísmo as festas são inúmeras (mais de quatrocentas ao ano), dentre elas temos a que celebra a primeira colheita de arroz e celebra também os animais domésticos, no sul da Índia, em janeiro. 
A sociedade por sua vez, também influencia o modo das religiões se organizarem. Há uma influência mútua nessa relação. Observa-se como exemplo: a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação que foram introduzidas nas celebrações e divulgações das doutrinas religiosas.
 A influência social nos segmentos religiosos em vários aspectos como: vestuário; alimentação; a valorização da mulher; a abertura para constituição familiar entre diferentes culturas religiosas (união matrimonial); aceitação de políticas públicas em relação aos cuidados com a vida, As influências da tradição religiosa no comportamento humano e na estruturação da sociedade ocorrem desde o início da humanidade em um processo cultural de mútuas relações determinando os modos de vida pessoal e coletiva. Conhecer esta inter-relação segmento religioso comportamento humano e estruturação da sociedade contribuem para o respeito, a aceitação das diferenças e a construção do cidadão crítico.

----------------------------------------------------------------------------------------------
Bons estudos!!!


Atividades de InglêsTeacher Eliane

1)      Observe a tirinha de Adão Iturrusgarai:

Os estrangeirismos, também conhecidos como empréstimos linguísticos, devem ser empregados quando não houver um termo equivalente no idioma



Os estrangeirismos, também conhecidos como empréstimos linguísticos, devem ser empregados quando não houver um termo equivalente no idioma

O efeito de humor da tirinha é causado pelo fato de:

a) O personagem não conseguir abrir a porta porque não leu a placa afixada;

b) O personagem não conseguir encontrar a palavra push no dicionário;

c) O personagem acreditar na falsa semelhança entre as palavras push e puxe;

d) O personagem não sabe inglês, por isso não consegue abrir a porta.



2)      Sobre os estrangeirismos, estão corretas as proposições:

I. Tentativa de apropriação de uma língua estrangeira em detrimento do idioma local.

II. Apropriação de elementos, expressões e construções alheias ao idioma.

III. Processo que se refere aos termos que não pertencem genuinamente ao léxico de uma língua, mas em virtude de um processo natural de assimilação cultural, acabam constituindo nosso vocabulário.

IV. Deve-se preferir o próprio vernáculo quando houver correspondentes que façam a substituição eficiente de um termo que esteja em outra língua.

a) I e IV.

b) I, II e III.

c) II e III.

d) II, III e IV.

e) Todas estão corretas.



3)      Leia o texto abaixo e responda as questões:


Só falta o Senado aprovar o projeto de lei [sobre o uso de termos estrangeiros no Brasil] para que palavras como shopping center , delivery e drive-through sejam proibidas em nomes de estabelecimentos e marcas. Engajado nessa valorosa luta contra o inimigo ianque, que quer fazer área de livre comércio com nosso inculto e belo idioma, venho sugerir algumas outras medidas que serão de extrema importância para a preservação da soberania nacional, a saber:
*Nenhum cidadão carioca ou gaúcho poderá dizer "Tu vai" em espaços públicos do território nacional;
*Nenhum cidadão paulista poderá dizer "Eu lhe amo" e retirar ou acrescentar o plural em sentenças como "Me vê um chopps e dois pastel";
*Nenhum dono de borracharia poderá escrever cartaz com a palavra "borraxaria" e nenhum dono de banca de jornal anunciará "Vende-se cigarros";
*Nenhum livro de gramática obrigará os alunos a utilizar colocações pronominais como "casar-me-ei" ou "ver-se-ão".
PIZA, Daniel. Uma proposta imodesta. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8/04/2001.

No texto acima, o autor:
a) mostra-se favorável ao teor da proposta por entender que a língua portuguesa deve ser protegida contra deturpações de uso.
b) ironiza o projeto de lei ao sugerir medidas que inibam determinados usos regionais e socioculturais da língua.
c) denuncia o desconhecimento de regras elementares de concordância verbal e nominal pelo falante brasileiro.
d) revela-se preconceituoso em relação a certos registros linguísticos ao propor medidas que os controlem.
e) defende o ensino rigoroso da gramática para que todos aprendam a empregar corretamente os pronomes.


Retângulo de cantos arredondados: Aproveite seu tempo para aprender um pouco mais!!!
Take care! Miss you!
Love...Teacher Eliane
 
                                                         
                                                                                 


40 DESENHOS DE EMOJI, EMOTICONS OU SMILEYS PARA COLORIR, PINTAR ...
 

________________________________________________

Atividades de Inglês: Let's practice!
Agora assista o vídeo dos falsos cognatos e

pratique um pouco mais!

 Teacher Eliane


Seunda-feira teremos mais recordações!

 Let's go my students... See you soon!
 
Atividades de Inglês

Assista o  vídeo e pratique algumas palavras cognatas.


Vamos estudar!!!
 
_______________________________________



Atividades de Ciências
 páginas: 96 e 97. Números: 1 a 11 (exceto os já feitos).
 + De olho nos quadrinhos + Investigue.
Página: 32. Números 1 e 2.

Leitura dos capítulos: 1, 3 e 4.
* A estrutura do planeta e a litosfera;
* Hidrosfera: água no planeta Terra
* A atmosfera e a Biosfera.


Exercícios: páginas 38,39 e 40 ( números 1 a 17, exceto os já feitos) + De olho no texto.
Exercícios: páginas 65, 66 e 67 (números 1 a 13) + De olho na notícia.

Leitura dos capítulos 1, 2, 3 e 4.
* Tipos de reprodução;
* Reprodução humana e transformações na puberdade;
* Métodos contraceptivos;
* Doenças sexualmente transmissíveis. 

8° ano 

Reprodução assexuada





Reprodução sexuada + reprodução humana


 Rituais de Acasalamento:




 ________________________________



ESCOLA ESTADUAL “PADRE MAXIMINO BENASSATI”

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – SE LIGA NA LÍNGUA

PROFESSORA: ANA PAULA MARINHO BATISTA COELHO





Língua Portuguesa – 8º ano – 1º bimestre



O texto a seguir é a reprodução de trechos da reportagem “Adoção tardia”, de autoria de Adriana Terra, publicada no portal UOL em 24 de julho de 2017. Leia-o com atenção para responder às questões de 1 a 5.



Adoção tardia

A idade fez deles crianças “inadotáveis”, mas algumas famílias
decidiram mudar essa história



Só 2%

Quando Leandro Souza, 35, e Marcílio Santos, 34, adotaram André, o menino de oito anos tinha um sonho: conhecer o mar. No dia do garoto deixar o abrigo onde vivia rumo ao novo lar, o litoral não fazia parte do caminho, mas o casal fez um desvio até o Guarujá, costa sul de São Paulo. Era uma noite de inverno e estava um pouco frio. Para André, isso não importou muito. Assim que pisou na areia, correu e rodopiou, eufórico. “A gente achava que ele ia quebrar o pescoço de tanta felicidade”, lembra Leandro.

Mesmo em uma fase de descobertas e com comportamentos típicos da infância, André já era considerado “velho demais” para ser adotado, segundo os padrões brasileiros. A maioria dos pretendentes a adotar no país quer crianças de até três anos. Na idade do André, por exemplo, apenas 2% dos cadastrados aceitam iniciar o processo. Some a isso o fato de o garoto sofrer de um problema de saúde que demanda acompanhamento constante, além de ter um irmão, Victor – para não dissolver ainda mais o núcleo familiar, a Justiça prioriza que irmãos permaneçam juntos, sendo separados apenas em casos específicos.

[...]

O caso de André caracteriza a chamada adoção tardia, de quem está acima dos três anos de idade.
Esse cenário ainda é pouco conhecido no Brasil, mas vem mudando – entre 2015 e 2016, dobraram as adoções de crianças e adolescentes entre três e 17 anos. Mesmo assim, os números de demanda e procura ainda são bem distantes. Enquanto 75% dos disponíveis para adoção têm mais de 10 anos, por exemplo, apenas 2% dos que querem adotar se propõem a cuidar de alguém nessa faixa etária, de acordo com dados de julho de 2017 do Cadastro Nacional de Adoção.



E aos 18?

[A campanha do Tribunal de Justiça do Espírito Santo] Esperando por Você [que procura estimular a adoção tardia] nasceu da percepção de que as crianças iam passando dos nove anos e ficando nos abrigos, acumulando na memória cenas de despedidas e o sentimento de abandono: familiar, de colegas e, mais tarde, aos 18 anos, do próprio Estado, já que ao atingir a maioridade elas têm de enfrentar a vida [...].

“Chegar aos 18 saindo do abrigo para a rua é um segundo abandono. Um determinado tempo eles começam a perceber que não vão embora mais, vão vendo que os maiores que eles nunca vão”, afirma a artesã Ana Claudia dos Santos, 58. [...]

TERRA, Adriana. Adoção tardia. Reportagem publicada em UOL TAB em 24 jul. 2017.
Disponível em: <https://tab.uol.com.br/adocao-tardia#adocao-tardia>. Acesso em: 27 out. 2018.

Questão 1



Sobre o trecho lido e reportagens em geral, assinale a alternativa correta.



a)  O caso da adoção de André é objeto da reportagem por ser um caso singular e de grande relevância para a população.

b)  Os excertos de entrevistas presentes no trecho são utilizados como forma de conferir autoridade ao texto, uma vez que dão voz a especialistas em adoção.

c)  A utilização de dados estatísticos, no terceiro parágrafo, é fundamental para explicitar a situação, pouco conhecida, da maior parte das crianças disponíveis para adoção.

d)  A seção “E aos 18?” trata da situação das crianças disponíveis para adoção quando atingem dezoito anos, já que enfrentam dificuldades ainda maiores para serem adotadas.


Questão 2


a) Indique qual é o posicionamento da autora sobre essas crianças.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

b) Explique como podemos inferir esse posicionamento.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Questão 3

Releia o seguinte trecho do primeiro parágrafo, em que a autora registra uma fala de Leandro, pai de André:

“A gente achava que ele ia quebrar o pescoço de tanta felicidade”.

Identifique a figura de linguagem presente no trecho e explique seu sentido.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Questão 4

No primeiro parágrafo, quando relata a experiência de André ao ver o mar pela primeira vez, a autora emprega o adjetivo eufórico, que significa intensamente alegre. Levando em consideração essa caracterização da criança adotada, explique qual é a função desse relato no início da reportagem.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Questão 5

Releia a fala de Ana Claudia dos Santos, no último parágrafo do trecho:

“Chegar aos 18 saindo do abrigo para a rua é um segundo abandono. Um determinado tempo eles começam a perceber que não vão embora mais, vão vendo que os maiores que eles nunca vão”.

Para caracterizar a saída das crianças dos abrigos aos dezoito anos, Ana Claudia emprega uma metáfora. Localize essa metáfora e explique seu sentido.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Bom trabalho!!!
Leia um bom livro!
E não esqueça de se cuidar. Você não está de férias. Fique em casa e cuide da sua família!
Com carinho, Ana Paula

 
________________________________________

Matéria do simulado de inglês:

*Text comprehension.
*Palavras cognatas,falsos cognatos,estrangeirismos.
*Simple Past(Negative/Interrogative/Affirmative forms).
*Subject Pronouns.


______________________________________


Teste de Ciências 
Matéria: Capítulo 1 do livro (Tipos de reprodução - Págs. 12 a 40).


_____________________________________





ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI
HISTÓRIA CRONOGRAMA BIMESTRAL 8º ANO B 1º BIMESTRE

AULA DATA OBJETIVO CONTEÚDO 



1.  10/02 Recepcionar
Boas-vindas e apresentação do planejamento bimestral


 2.  13/02 Apresentar Antigo Regime e Iluminismo 

3.  14/02 Apresentar Características do Iluminismo  

4.  17/02 Apresentar Pensadores Iluministas

 5.  19/02 Consolidar Atividades: Iluminismo 

6.  21/02 Apresentar
Revoluções Inglesas – Parte I Conjuntura da Inglaterra no século XVII  e Revolução Puritana 


7.  28/02 Apresentar
Revoluções Inglesas – Parte II Revolução Gloriosa 


8.  02/03 Analisar
Revoluções Inglesas – Parte III Declaração de Direitos (Bill of Rights) 


 9.  04/03 Apresentar As mudanças na Inglaterra

 10.  06/03 Consolidar Atividades: Revoluções Inglesas  

11.  09/03 Apresentar Revolução Industrial – Parte I 

12.  11/03 Apresentar  Revolução Industrial – Parte II 

13.  13/03 Apresentar Revolução Industrial – parte III 

14.  16/03 Consolidar  Avaliação I 

15.  18/03 Avaliar   Apresentação de Trabalhos 

16.  20/03 Apresentar Revolução Francesa – Parte I 

17.  23/03 Apresentar  Revolução Francesa – Parte II 

18.  25/03 Diagnosticar Revisão para simulado

 19.  27/03 Avaliar Simulado

 20.  30/03 Apresentar  Revolução Francesa – Parte III
 

21.  01/04 Analisar
Revolução Francesa – Parte IV Declaração dos Direitos Humanos 


22.  03/04 Consolidar Atividades: Revolução Francesa 

23.  06/04 Avaliar Gincana Avaliativa 

24.  08/04 Avaliar Avaliação II

 25.  13/04 Apresentar Conjuração Mineira e Baiana 
 


26.  15/04 Diagnosticar
Revisão: Revolução Francesa   Conjuração Mineira e Baiana 


27.  17/04 Diagnosticar Correção de prova e entrega das notas

 28.  22/04 Diagnosticar Revisão Bimestral

 29.  24/04 Avaliar  Recuperação Bimestral 

 30.  27/04 Avaliar Avaliação Bimestral 

 31.  29/04 Encerrar  Entrega de notas e apresentação do segundo bimestre 

ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI HISTÓRIA RESUMO DE CONTEÚDO  8º ANO  1º BIMESTRE



 Iluminismo 

 Os anos rebeldes! Esse poderia ser o resumo do maremoto que agitou o mundo ocidental (Europa e Américas) no século XVIII: a independência dos Estados Unidos (1776), a Revolução Francesa (1789-1799), a Inconfidência Mineira  (1789), a Conjuração Baiana (1798), as independências na América Latina (início do século XIX)... Junto com as ondas revolucionárias havia uma tempestade de ideias novas que propunham derrubar a ordem tradicional, lutar pelos direitos do cidadão, libertar os povos da tirania e da opressão. Todos esses movimentos acompanhavam as propostas e os ideais de uma corrente chamada de ILUMINISMO.   Os pensadores mais originais e influentes foram os da França, mas houve intelectuais iluministas em todo o Ocidente. Eles escreveram livros, artigos e panfletos em que expunham suas ideias filosóficas, políticas e econômicas. O principal objetivo era atacar o Antigo Regime, aquela sociedade baseada nos privilégios da nobreza e no Estado absolutista e mercantilista. Os iluministas diziam que o Antigo Regime era uma sociedade irracional e opressora, que provocava a infelicidade de homens e mulheres. Essa era uma ideia fundamental do Iluminismo: não se pode ser feliz em uma sociedade injusta, sob um regime político opressor.  Alguém poderia perguntar: mas se o Antigo Regime era tão injusto assim, não seria fácil as pessoas perceberem? Precisavam ler livros de filosofia para saber que eram oprimidos? A respostas dos Iluministas seria: sim, as pessoas não enxergavam a realidade porque estão mergulhadas nas trevas. As trevas da ignorância, da superstição, do fanatismo, da irracionalidade, do preconceito... resquícios da Idade Média. Para acabar com as trevas são necessárias as Luzes da Razão, ou seja, a capacidade humana de pensar criticamente. Criticar é fácil! Difícil é fazer o novo! Os Iluministas toparam o desafio e tinham uma proposta para a nova sociedade: o governo só é justo quando garante a liberdade e a igualdade de todos perante a lei. O que nos leva a concluir que o Antigo Regime era atacado por dois motivos básicos: esmagava a liberdade dos indivíduos e impunha leis que só favoreciam uma minoria, os nobres. A missão era mudar o mundo, mas havia obstáculos. Os reis absolutistas, os nobres e a Igreja invocavam as tradições ancestrais e a teoria do direito divino como se as instituições fossem eternas. Os iluministas eram otimistas críticos e
acreditavam na possibilidade de progresso: com o uso da razão, os seres humanos podem dialogar, respeitar direitos, derrubar tiranias e construir instituições melhores.  Os iluministas valorizavam muito as ciências, pois acreditavam que as descobertas da ciência eram a prova viva da importância da razão. O cientista mais admirado era o físico inglês Isaac Newton, que tinha descoberto as leis do movimento de todo o Universo. Para eles, a ciência também tinha o papel de explicar o funcionamento do Universo e da vida. Por exemplo, em 1755 aconteceu um terrível terremoto em Lisboa, Portugal. Morreram milhares de pessoas. Qual teria sido a causa daquela desgraça? A Igreja tinha uma resposta: os portugueses cometeram muitos pecados e foram castigados por Deus. Para os iluministas, essa explicação era absurda, irracional e não passava de fanatismo e ignorância. O que deveria explicar o terremoto deveria ser a ciência e não a religião. Outra ideia muito forte do Iluminismo é o anticlericalismo, isto é, a crítica ao clero. Os filósofos iluministas acreditavam acusavam os padres (nos países protestantes, os pastores) de serem preconceituosos, de se agarrarem às ideias medievais, irracionais e que contradiziam o bom senso. A Igreja era apontada como inimiga da razão, da ciência e do progresso.
No contexto do Iluminismo, surge o Enciclopedismo, isto é, um movimento filosófico-cultural desenvolvido inicialmente na França a partir de 1751 e que buscava, a partir dos novos princípios da razão, catalogar todo o conhecimento humano na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes. Os filósofos e demais pensadores que integravam o enciclopedismo eram chamados de enciclopedistas. A Encyclopédie foi editada por  Diderot e  d’Alembert, com contribuições em artigos de Voltaire, Montesquieu, Rousseau e mais de trezentos outros colaboradores. Abordava todos os assuntos e divulgava as ideias filosóficas e políticas do Iluminismo. Continha páginas e páginas que descreviam com detalhes as descobertas científicas, máquinas modernas (para a época, claro!), funcionamento das manufaturas, técnicas de artesanato, ferramentas e diversos outros conteúdos. 
Agora, vamos falar de alguns pensadores iluministas: 

✓ JOHN LOCKE: nasceu na Inglaterra, em 1632. Defendia a liberdade intelectual e a tolerância. Criticou a teoria de direito divino dos reis e acreditava que a melhor forma de governo era a monarquia constitucional e representativa. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Afirmava que, para assegurar um Estado de direito, os representantes do povo deviam promulgar as leis e o rei ou o governo executá-las. 
✓ MONTESQUIEU: nasceu na França, em 1689. Pertencente à uma família aristocrática e teve uma boa educação. Criticou o absolutismo e o catolicismo. Defendeu a democracia e sugeriu a divisão dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) para limitar os poderes dos governantes. 
✓ VOLTAIRE: nasceu na França, em 1694. Estudou línguas (latim e grego), dialética e teologia. Era defensor da ciência, do progresso, defendia a liberdade de expressão e a tolerância. Combateu o absolutismo, criticou a aristocracia e o poder da Igreja Católica. Foi um agitador cultural e divulgador de suas ideias, publicando versos com ironias e sátiras sobre os governantes. 
✓ ROUSSEAU: nasceu na Suíça, em 1712. Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa. Tornou-se um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata. Defendeu um governo baseado em assembleias populares, pois acreditava que só poderia haver direitos de cidadania quando as pessoas participassem das decisões do governo. Criticou as desigualdades sociais, defendendo as liberdades individuais e a igualdade de todos perante as leis.
✓ ADAM SMITH: Nasceu na Escócia, em 1723. Tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada e o comércio pudessem se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. Teve grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacava a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas. Sua teoria foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.  Enfim...
 Utilizar a Razão contra a ignorância, a superstição e o fanatismo e a favor da ciência, do progresso, da educação, da igualdade de direitos, cidadania, liberdade, tolerância... tudo isso embasava a conclusão iluminista: nenhum povo é obrigado a aceitar a tirania. Se um governo é opressor, o povo tem o direito e até o dever de lutar para modificar. Imagine como essas ideias foram interpretadas de múltiplas maneiras pelos grupos sociais. Pense no que elas poderiam dizer para camponeses famintos, burgueses prejudicados nos seus negócios, artesãos sufocados por impostos, intelectuais humilhados pelos nobres, colonos desesperados pelas exigências da metrópole... dá pra entender melhor a onda revolucionária que vai inundar o Ocidente nos próximos anos, não é mesmo?!
Os iluministas perceberam que existe um princípio fundamental na defesa dos direitos do cidadão. É o princípio de que o Estado não tem o direito de oprimir o cidadão. Percebeu a inversão? O cidadão é mais importante que o Estado! O Estado existe para servir o cidadão, e não o contrário. Por isso, o próprio Estado deveria também se submeter às leis.  
Outra coisa que podemos perceber é que as ideias iluministas não saíram do nada. No fundo, elas respondiam aos problemas vividos pelas classes sociais inferiores à nobreza no Antigo Regime. A revolução precisava ser pensada antes de ser executada. Esse foi o trabalho dos pensadores Iluministas: pensar e propor transformações para a sociedade. 
__________________________________________

Referência Bibliográfica  SCHMIDT, Mario. Iluminismo. In: Nova História Crítica. Editora Nova geração. p. 245-254. 

Questões

1. Explique, resumidamente, por que o século XVIII acabou sendo conhecido como o “século das Luzes”.
2. Como os pensadores iluministas pensavam a relação existente entre o Estado e a Igreja Católica?
3. Cite o nome e as principais defesas de três pensadores Iluministas.
4. O que os iluministas buscavam transformar? Quais estruturas queriam romper?
5. O que era o enciclopedismo? De que forma ajudou o Iluminismo?
6. Cite dois movimentos revolucionários influenciados pelo Iluminismo.
7. Você identifica a influência do Iluminismo em sua sociedade? De que forma?   




ESCOLA ESTADUAL PADRE MAXIMINO BENASSATI HISTÓRIA RESUMO DE CONTEÚDO  8º ANO  1º BIMESTRE                                                                                                REVOLUÇÕES INGLESAS

Nascimento do Parlamento Inglês
Quando analisamos a formação da monarquia britânica, notamos que a autoridade monárquica enfrentou dificuldades para se estabelecer. Contudo, o abalo na relação entre os nobres e a autoridade real só veio a ganhar força durante o governo de João Sem-Terra (1199-1216). Entre outros motivos, podemos apontar que o rei João acabou politicamente desgastado por conta do seu envolvimento em novos conflitos militares, a elevação dos impostos cobrados sobre a população, inclusive sobre os nobres, e a tentativa de impor a taxação das propriedades eclesiásticas para tentar custear a montagem de seus exércitos. Dessa forma, entre 1214 e 1215 os nobres se rebelaram contra o rei, limitando seus poderes políticos.  Em 1215, o rei João foi obrigado a assinar um documento denominado Magna Carta, que é considerado a primeira Constituição Inglesa. Por meio dela, o rei reconhecia a liberdade de determinadas cidades, garantia a autonomia da Igreja, comprometia-se a respeitar os direitos dos nobres, determinava que nenhum homem livre seria preso a não ser pelo julgamento dos seus pares reunidos em um tribunal de júri e que nenhuma lei seria decretada sem o consentimento do Parlamento. A Carta Magna estabelecia uma assembleia com 25 barões que fiscalizaria as ações do monarca e se reuniriam com o rei para discutir os assuntos do reino. Nascia o Parlamento Inglês. Em torno de 1330, o Parlamento foi dividido em duas casas: a Câmara Alta, ou Câmara dos Lordes, que abrigava os representantes do alto clero e da alta nobreza e a Câmara Baixa, ou Câmara dos Comuns, que abrigava os representantes das cidades e dos condados. 
Parlamento e Absolutismo
Apesar de a Inglaterra limitar os poderes do rei, não podemos dizer que não houve absolutismo. Porém, mesmo com o fortalecimento e a centralização do poder real, os monarcas mantiveram os compromissos assumidos com o Parlamento. Nos reinados de Henrique VIII (1509-1547) e Elizabeth I (1558-1603), nos quais o absolutismo inglês alcançou o auge, as relações políticas entre os parlamentares e a Coroa continuaram estreitas e permanentes. Quando Henrique VIII utilizou a questão do divórcio como justificativa para o rompimento com o papa, contou com o apoio do Parlamento. A maior parte dos parlamentares aceitou a argumentação do monarca de que o papa era o chefe de um Estado estrangeiro que procurava interferir nos assuntos internos do reino inglês. Em 1534, o Parlamento aprovava o Ato de Supremacia, que declarava que o monarca era o chefe da Igreja Inglesa. Nascia a Igreja Anglicana.  

Igreja Anglicana e Puritanos 
 Ao longo do século XVI, o anglicanismo apresentou-se como uma combinação de elementos católicos e protestantes (calvinistas), que variavam de acordo com os monarcas que ocupavam o trono inglês. Por fim, estabeleceu-se as bases e os pilares da Igreja Anglicana que uniu aspectos da doutrina católica e da doutrina calvinista. O calvinismo defende a predestinação, ou seja, que a salvação seria realizada exclusivamente por Deus: umas seriam salvas e outras condenadas. Em um ambiente de forte presença de comerciantes e desenvolvimento da mentalidade mercantil, as ideias calvinistas passaram a vincular-se aos interesses da burguesia. O sinal da salvação passaria a ser identificado com a prosperidade obtida por meio do trabalho. Assim, o calvinismo tornou-se uma doutrina favorável à burguesia. O esforço pessoal, o trabalho e o lucro tornavam-se ingredientes do calvinismo, que se espalhou rapidamente pelas regiões europeias onde o comércio era mais desenvolvido. Na Inglaterra, os calvinistas ficaram conhecidos como puritanos. Opunham-se aos elementos católicos presentes na Igreja Anglicana e criticavam os poderes absolutistas.  
Cercamentos 
 Grande parte dos antigos senhorios medievais foram modificados: a extensão dos campos de cultivo foi modificada, o número de trabalhadores diminuía, não havia mais terras comunais e muitas cercas haviam se levantado. A terra transformava-se, cada vez mais, em uma propriedade. As alterações socioeconômicas do final da Idade Média aceleraram-se com a Reforma Anglicana. Senhorios, igrejas e terras da Igreja Católica na Inglaterra passaram ao controle da monarquia e ao patrimônio do Estado. Boa parte dessas terras foi vendida para a montagem de navios que pudessem trazer riquezas de outros continentes. Os antigos campos de cultivo aberto e as terras comuns, que favoreciam o trabalho coletivo, cediam lugar à apropriação individual. Cercas demarcavam os limites dos latifúndios, as grandes propriedades. Demarcavam também os pequenos sítios, pequenas extensões de terra que alguns camponeses haviam conseguir manter sob sua propriedade.  O cercamento das terras (enclosures), como tais mudanças foram denominadas, constitui-se em um dos aspectos mais importantes do longo processo de transição do feudalismo para o capitalismo.
Grupos sociais e divisões religiosas 
 Nessa economia em transformação, a mineração de carvão e o comércio de lã fortaleciam os homens vinculados às atividades mercantis. Porém, tais grupos econômicos possuíam uma pequena participação política. No controle do Estado estava o rei absolutista e a Corte inglesa, composta da nobreza tradicional, dos membros da Igreja Anglicana e dos funcionários ligados ao rei. Estes eram predominantemente anglicanos, mas havia um número considerável de aristocratas ligados ao catolicismo. Por outro lado, a parcela da sociedade que não participava das decisões políticas, ou seja, os comerciantes, produtores de lã, alguns setores da burguesia, os pequenos e médios proprietários rurais, artesãos, trabalhadores assalariados e camponeses eram predominantemente puritanos. 
Dinastia Stuart e atritos com o Parlamento
  O primeiro rei da dinastia Stuart foi Jaime I. Seu poder se estendia à Inglaterra (claro), Escócia, País de Gales e Irlanda. Foi durante seu reinado que o absolutismo entrou em crise. Disposto a reafirmar sua autoridade, perseguiu católicos e calvinistas, aumentou impostos e fechou o Parlamento em 1614. O sucessor de Jaime foi seu filho, Carlos I, assumindo em 1625. Ele abriu o Parlamento em 1628, mas logo arrumou problemas. Os parlamentares exigiram que ele jurasse obedecer a Petição de Direitos, que limitava seu poder: o rei somente poderia cobrar impostos e mandar prender com autorização do Parlamento. Diante das pressões, Carlos pareceu concordar, mas em seguida, fechou o Parlamento. Para reforçar o absolutismo, Carlos I aumentou os impostos e tentou impor o anglicanismo na Escócia (calvinista/puritana). Resultado: os escoceses se revoltaram e invadiram o Norte da Inglaterra. Acuado, o rei reabriu o Parlamento buscando apoio e ajuda dos burgueses contra os escoceses, mas o Parlamento estava mais interessado em combater o absolutismo. Foi fechado novamente. Três anos depois, os escoceses continuavam a ameaça de desobediência. Em 1640, Carlos I convocou de novo o Parlamento, mas se ele esperava receber apoio, recebeu mais críticas. A partir de então o controle político da Inglaterra escaparia às mãos do rei. O Parlamento revogava tributos estabelecidos pelo rei sem a sua aprovação e tornava automática a sua convocação sem aprovação do rei. Quando o monarca tentou fechá-lo, estourou a rebelião. Começava a Revolução Puritana. 
Revolução Puritana e Guerra Civil (1642-1649)
 Uma guerra civil não é uma guerra em que só lutam civis. Geralmente as guerras modernas são de um país contra o outro. Quando a guerra é entre os próprios habitantes do país, dizemos que se trata de uma guerra civil. Já Revolução, do ponto de vista histórico, é uma mudança radical em aspectos básicos de uma sociedade. Significa não apenas a derrubada de determinadas autoridades, mas a transformação do sistema político, econômico, social, das normas jurídicas, dos valores e da cultura. Mas, por que estourou a guerra civil inglesa? Porque acabou o entendimento entre o rei e o parlamento e as classes dominantes e as outras classes passaram a lutar abertamente. Esta guerra foi ao mesmo tempo política, social e religiosa. Política e social porque de um lado ficaram os exércitos fieis ao rei, a alta nobreza e o alto clero, lutando pela manutenção de seus privilégios. Esses eram os cavaleiros ou realistas. Do outro lado, tropas ligadas à baixa nobreza, comerciantes, burguesia, pequenos e médios proprietários rurais e demais apoiadores do Parlamento. Esses eram os cabeças-redondas, que tiveram vantagem por receber apoio daqueles que controlavam os portos marítimos mais importantes, desta forma os navios só abasteciam as tropas contrárias ao rei. As forças do Parlamento formaram um novo tipo de Exército: o New Model Army. Formado por voluntários, financiado por comerciantes e comandado por Oliver Cromwell. Contudo, a guerra também teve aparência religiosa. De um lado os anglicanos, de outro os puritanos. O New Model Army derrotou as tropas leais ao rei e os cabeçasredondas venceram a revolução puritana, instaurando uma República Parlamentarista na Inglaterra conduzida por Oliver Cromwell. Em 1649, Carlos I foi executado publicamente, por ordem do Parlamento, acusado de romper o contrato político com a sociedade inglesa, isto é, ignorar e menosprezar o papel do Parlamento inglês nas decisões políticas.  
Realistas ou Cavaleiros

Apoiadores do rei

Alta Nobreza, Alto clero (Classes dominantes)


Anglicanos 
Cabeças-Redondas

Apoiadores do Parlamento (Câmara dos Comuns)

Baixa nobreza, burgueses, comerciantes... (comuns)

Puritanos
_______________________________________________
República de Cromwell ou República Puritana 
Com a vitória na Revolução Puritana, a Câmara dos Lordes foi abolida e o poder ficou nas mãos do Exército revolucionário e do Parlamento Puritano (somente a Câmara dos Comuns). Uma república parlamentarista, ou seja, uma forma de governo diferente da monarquia hereditária vigente até então na Inglaterra. Oliver Cromwell, um republicano que defendia a tolerância religiosa tornou-se a ponte entre o Parlamento e o Exército.  A chegada de Cromwell ao poder, inicialmente representou a possibilidade de instalação de um governo popular na Inglaterra. No entanto, ao assumir o governo inglês, ele abandonou os populares que tinham lhe concedido tamanha ascensão política. Em 1653, Cromwell dissolveu o parlamento e instaurou um governo autoritário conhecido como ditadura puritana. Seu autoritarismo e repressão tinham como objetivo esmagar duas ameaças: de um lado a aristocracia que queria restaurar a monarquia e do outro, a população das classes baixas que participou da guerra, não ganhou quase nada e organizou movimentos rebeldes para pressionar o governo de Cromwell. Instituiu um novo Parlamento, sem opositores, e recebeu o título de Lorde Protetor da Inglaterra. Não tendo mais nenhum tipo de poder limitador, Cromwell transformou-se em um líder máximo. Gozando de direitos políticos ilimitados, cogitou-se a coroação dele enquanto rei da Inglaterra. Não querendo aparentar uma espécie de retorno ao Antigo Regime, Oliver Cromwell rejeitou tal proposta. No entanto, o descontentamento da população e das tropas do Exército criou um forte clima de instabilidade política. Tendo poderes muito próximos aos de um monarca, Oliver Cromwell indicou seu filho para sucedê-lo no governo. Com sua morte, em 1658, o governo caiu nas mãos de Richard Cromwell. 

Restauração da Dinastia Stuart 
 Cromwell foi importante porque garantiu a vitória sobre o absolutismo, mas ele não conseguiu criar um Estado politicamente estável. Sem amplo apoio político, Richard – filho de Oliver Cromwell – acabou deposto em 1659.  A briga entre os generais e as ameaças de revolta popular levaram as classes superiores, os burgueses e os proprietários de terra a fazerem um acordo: a Inglaterra voltaria a ter um rei, mas um rei que seria controlado pelo Parlamento. Assim, a restauração da monarquia significou a volta de um rei da família Stuart. O filho de Carlos I estava exilado e foi, então, convidado a ocupar o trono. O rei Carlos II coroado em 1660, por receio do Parlamento e de uma morte semelhante à de seu pai, não restaurou o absolutismo. Na verdade, o rei não estava nada satisfeito em ficar submisso ao parlamento e tentava minimizar a atuação dos parlamentares, tramando o retorno do absolutismo. Carlos II morreu em 1685 e foi substituído por seu irmão Jaime II. O novo rei era católico e não escondia de ninguém, apesar da maioria dos ingleses seguir o protestantismo. Ele fez grandes esforços para restaurar o catolicismo na Inglaterra e tinha o apoio do rei Luís XIV da França. Jaime II se espelhava no modelo absolutista francês e buscava meios para restaurar também o absolutismo na Inglaterra, submetendo o Parlamento e os governos locais à autoridade real. Porém, seu catolicismo e interesses pelo absolutismo o levou ao isolamento. A Igreja Anglicana não o apoiava e as forças políticas semelhantes às que haviam se voltado contra seu pai – Carlos I – também se voltaram contra ele.  
 Revolução Gloriosa
Setores das elites inglesas temiam uma nova guerra civil puritana que desestabilizasse as estruturas econômicas da sociedade. Queriam logo arrumar as coisas para tocar os seus negócios. Isso nos ajuda a entender a elaboração de um projeto de manutenção da monarquia, mas sem absolutismo. Em 1688, organizaram um movimento, uma conspiração contra Jaime II. O objetivo era convidar Guilherme de Orange, casado com Maria Stuart (filha mais velha de Jaime II) para invadir a Inglaterra e destronar o sogro. Parlamentares foram até a Holanda conversar com Guilherme. Em 1688, apoiado por tropas leais, Guilherme e Maria desembarcaram na Inglaterra. Jaime II perdeu o apoio dos militares, dos nobres e do clero anglicano. Isolado, não ofereceu resistência e abandonou a Inglaterra. Guilherme foi declarado rei pelo Parlamento e os diversos grupos políticos iniciaram uma nova fase política que visava garantir a estabilidade de suas instituições e a pacificação da sociedade inglesa.  Esse movimento das elites inglesas, sem derramamento de sangue ficou conhecida como Revolução Gloriosa e estabeleceu uma nova realidade política e religiosa na Europa. O Parlamento consolidou seus direitos através da Carta de Direitos (Bill of Rights) de 1689 que o novo rei jurou obedecer e que funciona até hoje como uma espécie de Constituição do país. Estabeleceu que cabe ao parlamento o direito de aprovar ou rejeitar impostos, convocar o exército, fazer leis e fiscalizar os atos do rei. O verdadeiro governante seria o primeiro-ministro. Em outras palavras: o rei reina, mas não governa. Quem governa é o parlamento. No lugar da monarquia absolutista nascia a monarquia parlamentarista.
Enfim...
As revoluções inglesas de 1640 a 1688 acabaram com o absolutismo na Inglaterra. O poder da aristocracia estava minado. A burguesia se tornava predominante. O novo Estado, da monarquia parlamentar, deixava de simplesmente sustentar os nobres e passava a dar todo o apoio aos negócios da burguesia. A antiga nobreza não tinha deixado de existir, mas agora dividia o poder com a burguesia no parlamento. O capitalismo rural avançava rapidamente. Essa ascensão da burguesia no cenário inglês ficou conhecida como Revolução Burguesa. 
A instauração da monarquia parlamentar inglesa e as ideias de John Locke inspiraram muita gente na Europa e nas Américas na luta pela independência com base nos princípios liberais. O fato de a Inglaterra ter tido uma Revolução Burguesa tão cedo é uma das explicações para que a Revolução Industrial tivesse começado naquele país: no final do século XVIII, instalaram-se centenas de fábricas no Reino Unido, as primeiras do mundo. O capitalismo estava definitivamente implantado. 











Questões
1. Explique como a rebelião da Escócia acirrou as disputas entre a Coroa e o Parlamento na Inglaterra. 2. Identifique os grupos que apoiaram o Parlamento e aqueles que permaneceram ao lado do rei durante a Guerra Civil que marcou a Revolução Puritana.
3. Explique o funcionamento da República inglesa. 4. Explique porque o governo de Cromwell pode ser definido como uma ditadura.
5. Identifique as motivações que levaram à derrubada do monarca Jaime II em 1688. 6. Aponte as principais características da Carta de Direitos (Bill of Rights) de 1689.  7. Aponte as consequências imediatas da Revolução Gloriosa. 
Reinado