Biblioteca

Bibliotecários

Manhã: Jaqueline Reis
Tarde: Imaculada



SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Culminância:

         Como fechamento do Projeto, fizemos um delicioso café trazido pelos docentes e discentes, com o objetivo de associar a prática da leitura a algo prazeroso.
        A culminância do Projeto de Leitura foi realizada na SEMANA PARA A VIDA, no dia 18 de novembro, evento para a promoção da leitura. Será desenvolvido pelos professores de Português e PEUB.






CAFÉ COM POESIA


Bom dia a todos ! Sejam bem-vindos ao nosso Café com Poesia!
Vamos mostrar a vocês
Um trabalho genial
Que aconteceu numa escola estadual.
Isso mesmo minha gente!
Um trabalho diferente
Que trouxe muita alegria,
Emoção e ousadia!
Porque aqui aprendemos
A escrever poesia!!

Ah!!!! A poesia!!!
Que deixa a vida mais leve
E os dias mais bonitos e alegres.
Que toca os corações e a alma!
Que nos emociona e acalma!

De muitos assuntos falamos,
Em muitos momentos até choramos.
E não nos faltou um abraço.
E assim firmamos um laço
Um laço de amizade
E muita cumplicidade.

E com vocês nesta hora
Chamaremos sem demora
O poeta encantador
Que com simplicidade e humildade
Conquistou nossos corações
 E nos levou a muitas reflexões!
Com vocês Bráulio Bessa
v (Entrada do aluno Mateus do 9° B)
Em seguida o aluno Mateus chama a Lana
v Lana do 9ºA
v Vídeo – Sonhar (Bráulio Bessa)

Do amor de mãe não esquecemos
E para ela escrevemos versos de gratidão.
E é com muita afeição
Que chamamos sua atenção
Para estes versos singelos
Que escrevemos com os corações sinceros.

v De autoria do poeta ouviremos a aluna Quésia do 7C declamando a poesia MÃE
v Que entrem para declamarem o poema sobre “MÃE” as alunas Eliery do 7º A, Ana Clara do 7ºC, Vitória do 8ºB.

Finalizando esse momento
Chamaremos bem a tempo
As alunas Jenifer, Júlia e Pâmela do 9ºB com a poesia “Os cabelos prateados dos meus pais”.

2019, um ano muito difícil!
Muitas tragédias afligiram nossa nação.
Muitos choraram, quanta dor no coração!
Em Brumadinho a dor pela perda
Daquilo que não se recupera,
A de um familiar.
O que fazer para essa história mudar?
O que fazer para esta nação salvar?

v Venha JULLIE do 7º A com seu poema “BRUMADINHO”
v Hexylley com o poema “Honestidade”
v A professora Gláucia com o poema“Imagine a Paz” do poeta Bráulio Bessa
v As alunas do 7A Emilly e Letícia com o poema “Fome de Educação”
v Os alunos do 9C Bruno e Kawã com o poema “Recomece a sonhar”.

A vocês, professores, mestres e amigos
Que com muita luta e amor
Compartilham o saber e a alegria de aprender
Mostrando todos os dias que para este país
A solução é a educação.
v Venha a aluna Ester do 9ºB mostrar a todos onde está “A força do Professor”

Queremos finalizar celebrando nossa amizade
Afinal, sabemos como é precioso ter um amigo de verdade
E aqui nesta escola que com amor nos acolhe
Temos amigos professores, diretores, auxiliares, supervisoras
E cada um de vocês que compartilham suas manhãs
Para juntos construírmos um futuro bem melhor.

Para homenagearem seus amigos
v Fernanda do 7º A com o poema “Amigo” do Bráulio Bessa
v Isaque Monteiro do 7ºC com o poema“Amigo Pedro” e “TIA Ana Paula”
v Otávio do 9º A para Wérica
v Pâmela do 9B para o amigo Aécio
v Jenifer do 9B para o amigo Ítalo
v Esterdo 9B para a tia Gláucia

v Canção do amigo com os alunos do 8ºA
v Agradecimentos


Música “A paz do Roupa Nova”































         Com o objetivo de promover o gosto pela leitura, foi realizado um evento de incentivo à leitura que aconteceu no Dia Mundial do Livro, 23 de abril. Os alunos puderam conhecer um pouco algumas das obras do poeta Bráulio Bessa. houve também um cantinho do escritor Monteiro Lobato, em comemoração ao Dia do Livro Infantil.
         O evento aconteceu no pátio da escola. foram espalhadas várias poesias do poeta. Cada cantinho teve uma poesia com imagem ou frase referente ao assunto. Os alunos divididos em equipes escolheram uma poesia e elaboraram outras poesias de própria autoria com base na escolha. 




















Biografia contada pelo próprio poeta.
https://www.youtube.com/watch?v=UAzlNehwkeI

Vídeo debate:
https://www.youtube.com/watch?v=y8hb5fsnrRM




1-  Introdução:

         Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, acesso restrito a leitura no núcleo familiar juntamente com a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse pela leitura e por consequência, dificuldades de compreensão de textos lidos, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
         Faz-se no entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
         Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida e sabor à existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
         Neste sentido, pensamos ser dever da nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica, propiciar aos nossos alunos, momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização .
         Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendem melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
         A leitura de textos literários estimula a imaginação, a organização de ideias na mente. Há incentivo da parte do docente para que o/a discente descubra o prazer de ler, visto que, “a literatura ocupa um lugar único em relação à linguagem, ou seja, cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas”
(COSSON, 2006, p. 17).
         O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita nos anos finais do Ensino Fundamental, apresentando aos discentes propostas de leitura e escrita feitas com prazer, incentivando a fruição do momento no qual ocorrem essas ações.
         O nome “Café Literário” surgiu por ser um evento que evencia práticas de leitura em voz alta e produção textual, em um momento de descontração com um delicioso café trazido pelos docentes e discentes no fechamento do Projeto como culminância, objetivando associar a prática da leitura a algo prazeroso.

2- Justificativa:

         A leitura de textos literários estimula a imaginação, a organização de ideias, promovendo um evento lúdico em contato com a leitura de maneira prazerosa, possibilitando aos alunos acesso a textos que, provavelmente, os estudantes não fariam sem a mediação docente. A utilização de diferentes gêneros literários, no momento do projeto, possibilita ao alunado a ampliação da aquisição de vocabulário, o contato com diferentes formas de escrita, a percepção da estrutura de diferentes gêneros literários.


3-  Objetivos:

·       Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
·        Incentivar o hábito da leitura e da escrita.
·        Incentivar o discente para a pesquisa;
·        Incentivar a produção textual escrita;
·        Promover o desenvolvimento da capacidade de se expressar de cada aluno, através da leitura em voz alta e apresentação dos textos selecionados.
·        Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.
4-  Metodologia:

         A criação do Projeto Café Literário é uma iniciativa da bibliotecária do turno matutino, (Jaqueline Reis), em colaboração com os professores de Língua Portuguesa com o aval da diretora e supervisora.
         O Projeto de Leitura será realizado pela bibliotecária com as turmas do 70, 80 e 90 anos juntamente com os professores de Língua Portuguesa dentro do cronograma estabelecido.
         A abertura do Projeto contará com a apresentação do momento cívico no mês de março que enfatizará o gênero “Poesia”. Os profissionais responsáveis por esta apresentação serão os professores de Língua Portuguesa e PEUB.

1a aula

         No primeiro dia do Projeto de Leitura iniciaremos com o seguinte questionamento: SERÁ QUE EXISTE ALGUMA CRIANÇA QUE DETESTA LIVROS, QUE NÃO GOSTA DE LER? VOCÊS CONHECEM? Em seguida,  terá a apresentação do vídeo “A menina que odiava livros” (conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade). Faremos debates sobre o vídeo assistido. Em seguida, a turma será dividida em cinco grupos. Cada grupo receberá um texto para discussão em roda (A importância da leitura, No quê a leitura ajuda?, Como criar o hábito de ler?, Leitura desde a infância, Para estudantes e vestibulandos). Logo após o debate os mesmos grupos farão uma atividade escrita (Motivos sobre a importância da leitura em nossas vidas). link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=y8hb5fsnrRM
         Nos Bimestres iniciais o gênero literário escolhido será Poemas. Em conversa com as professoras de Língua Portuguesa, vimos a necessidade de atividades que levam os alunos a momento de reflexão, conhecimento de princípios e valores, onde os mesmos precisam ser resgatados em nosso meio. Pensando assim, escolhemos o Poeta Nordestino Bráulio Bessa com seus poemas que mexe com nossas memórias e nossos sentimentos. “A poesia de Bráulio Bessa cura almas e consola corações”.
         Sendo assim, após as atividades realizadas acima, será apresentado para os alunos (na roda de leitura de cada sala) o poeta a ser trabalhados.
        
            2a aula

         Com o objetivo de promover o gosto pela leitura, será realizado um evento de incentivo à leitura que acontecerá no Dia Mundial do Livro, 23 de abril. Os alunos poderão conhecer um pouco algumas das obras do poeta Bráulio Bessa. Haverá também um cantinho do escritor Monteiro Lobato, em comemoração ao Dia do Livro Infantil.
         O evento acontecerá no pátio da escola. Será espalhadas várias poesias do poeta. Cada cantinho terá uma poesia com imagem ou frase referente ao assunto. Os alunos divididos em equipes escolherão uma poesia e farão outra de própria autoria com base na escolha.

3a aula

         As poesias serão corrigidas juntamente com as professoras de Língua Portuguesa e expostas no mural da escola.
         No decorrer das rodas de leitura conheceremos outras poesias do poeta Nordestino, sempre enfatizando o lado reflexivo que as mesmas possuem.

Ø Faremos em outro momento apresentações dos alunos para apresentar as poesias feitas por eles, com o objetivo de valorizar cada atividade realizada.


Ø Haverá em outros momentos leitura de livros de literatura contidos no acervo da biblioteca ou livros trazidos pelo próprio aluno.


5-  Cronograma:

O Projeto de Leitura acontecerá durante o ano letivo de 2019, de acordo com o cronograma dos horários dos professores de Língua Portuguesa.

6-  Culminância:

         Como fechamento do Projeto, faremos um delicioso café trazido pelos docentes e discentes como fechamento, com o objetivo de associar a prática da leitura a algo prazeroso, como já foi citado na justificativa acima.

        A culminância do Projeto de Leitura será realizada na SEMANA PARA A VIDA, no dia 18 de novembro, evento para a promoção da leitura. Será desenvolvido pelos professores de Português e PEUB.
        

Ø Além do Projeto de Leitura serão desenvolvidas as seguintes atividades:

·        Reforço Pedagógico,
·        Empréstimos de livros de literatura para o aluno levar para casa com o objetivo de melhorar a fluência na leitura e adquirir o hábito de ler. (Tal atividade será supervisionada pela PEUB, onde anotará o livro emprestado em um caderno a parte como controle de saída e entrada dos livros).